Faleceu esta terça-feira, dia 15 de novembro, aos 69 anos de idade, Manuel Novais Ferreira, um destacado homem ligado ao desporto vimaranense e, em particular, ao andebol em Fermentões, tendo sido o grande impulsionador da modalidade nesta freguesia vimaranense.

“É com um sentimento de profunda tristeza que hoje nos despedimos de um dos nossos”, pode ler-se na nota de pesar emitida pelo agora Fermentões – Vitória SC Andebol.
Segundo a nota, a Casa do Povo de Fermentões, o “andebol em Fermentões, em Guimarães e Nacional ficam hoje mais pobres”. Manuel Novais Ferreira é apresentado como “um dos principais impulsionadores do nosso clube no desporto (andebol e voleibol), defensor e amante da nossa instituição como poucos, com toda uma vida dedicada à Casa do Povo e ao Desporto”.
Manuel Novais Ferreira foi presidente da Casa do Povo de Fermentões, diretor da seção desportiva do Fermentões, que “muito lhe devem por todo o seu empenho, dedicação e pela forma apaixonada com que sempre se empenhou nas causas em que acreditava”.
Manuel Novais Ferreira era ex-vice presidente da Associação de Andebol de Braga, cargo que ocupou durante vários mandatos, e “figura prestigiada do Andebol Nacional e de Fermentões, pode ler-se na nota de pesar emitida também pela associação.
Foi também um dirigente “muito participativo nos escalões de formação nacionais e regionais, ao qual dedicou todo o seu empenho e dedicação, sendo reconhecido pelo seu trabalho nesta área”.
O executivo da junta de freguesia de Fermentões também veio já a público manifestar à família o seu “sentido pesar pelo falecimento de Manuel Novais Ferreira”, lembrando ter sido uma personalidade ligada à Casa do Povo de Fermentões, e tendo a sua vida sido “inteiramente dedicada ao desporto”.
O corpo de Manuel Novais Ferreira, também conhecido por “Nelo”, será velado na Casa Mortuária de Fermentões. O seu funeral realiza-se na quinta-feira, 17 de novembro, pelas 11h30, com missa na igreja de Fermentões, indo depois a sepultar no cemitério da freguesia.