Manuel Silva propõe fim da tarifa de ligação à rede de saneamento para primeira habitação
A candidatura da ADN – Alternativa Democrática Nacional, liderada por Manuel Silva, à Câmara Municipal de Guimarães, quer eliminar a tarifa de ligação à rede de saneamento para quem constrói habitação própria e permanente.

© Manuel Silva
Atualmente, a Vimágua, empresa intermunicipal responsável pela gestão da água e saneamento, aplica uma tarifa de ligação que representa um custo adicional para quem constrói casa no concelho. A proposta da ADN prevê que esse encargo deixe de ser cobrado no caso de primeira habitação, ou seja, para famílias que constroem para residir.
Segundo Manuel Silva, esta medida pretende “descomplicar os processos de construção em Guimarães” e aliviar os encargos financeiros das famílias vimaranenses que pretendem edificar casa própria. A candidatura defende que, ao eliminar esta taxa, o município estimula a fixação de jovens e famílias no território e torna o processo de construção mais acessível e transparente.
“Queremos simplificar os processos administrativos e evitar que os vimaranenses sejam penalizados com mais custos quando decidem construir a sua primeira habitação”, afirma Manuel Silva, cabeça de lista da ADN às eleições autárquicas de 12 de outubro.