Marcha Gualteriana não sairá de novo às ruas da cidade
Domingos Bragança adiantou, no entanto, que a edição deste ano já “terá alguma alegria nas ruas”.

gualterianasmarcha
As Festas da Cidade e Gualterianas deste ano voltam a não contar com o seu número mais significativo, a Marcha Gualteriana, que habitualmente percorre as ruas da cidade-berço na noite da primeira segunda-feira de agosto.

O anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 17, por Domingos Bragança no final da reunião de Câmara. O edil adiantou, no entanto, que a edição deste ano já “terá alguma alegria nas ruas”, sem especificar que atividades serão desenvolvidas pela organização, que está a cargo da cooperativa municipal “A Oficina”.
As Festas Gualterianas, celebradas em honra de São Gualter, realizam-se em Guimarães desde 1906, sempre no primeiro fim-de-semana de agosto. Neste ano, segundo Domingos Bragança, as festividades terão ainda que considerar a “situação pandémica e as indicações da Direção Geral da Saúde”.
Certo é que a Marcha Gualteriana, na sua versão tradicional, “anterior à pandemia, está excluída”, disse Domingos Bragança, que adiantou estarem a ser equacionadas algumas diversões.
A cidade será iluminada e as festas contarão com inauguração dos espaços icónicos vimaranenses Teatro Jordão e Garagem Avenida, edifícios que estão a ser reabilitados e que tinham a inauguração prevista para 24 de junho, dia da batalha de S.Mamede e feriado municipal.
Encerrado desde 1993, o edifício do outrora Teatro Jordão, e também a contígua Garagem Avenida, receberão alunos da Universidade do Minho nas licenciaturas em Artes Visuais e Teatro e também alunos da Sociedade Musical de Guimarães.





