Marcha Gualteriana percorreu ruas da cidade e animou primeira segunda-feira de agosto
Tradição volta a sair à rua.
Dez da noite da primeira segunda-feira de agosto e Guimarães voltou a receber, mais uma vez, a tradição que encerra as Festas da Cidade e Gualterianas.
As ruas estavam claramente mais vazias na cidade. Circulava-se bem pelos passeios e rapidamente se arranjava “o local perfeito” para ver a Marcha Gualteriana.
A Igreja de São Francisco e a Fonte Santa deram o mote para o primeiro carro, o carro da cidade, mas havia mais: D. Afonso Henriques surgia numa colina, junto ao Castelo de Guimarães. Seguiu-se o Centro Social de Brito, que celebra, este ano, 25 anos. Já o carro da criança nasceu da história da Princesa e do Sapo e antecedeu o carro sobre o Egipto Antigo.
A homenagem ao Teatro Português foi também feita, num carro onde se via a fachada do teatro Jordão e o monumento da alameda de São Dâmaso. Em cima do carro iam ainda atores que animaram a noite dos vimaranenses.
A viagem no tempo iniciou-se depois, com um regresso aos anos 90. Fundado a 10 de junho de 1973, o Grupo 25 da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) celebra este ano o seu 50.° aniversário de atividade ininterrupta e comemorou no sétimo carro da Marcha Gualteriana.
Antes do Carro Balonas, dedicado, este ano, à Jornada Mundial da Juventude, houve tempo para visitar Hogwarts, com um carro dedicado ao Harry Potter.
Mas nos dias que antecederam a Marcha Gualteriana, houve mais que preenchou a agenda dos vimaranenses. Houve a exposição fotográfica, a Feira de Artesanato, o Festival de Folclore, Desfiles e Concentrações de Grupos de Bombos, Cantares ao Desafios, Noites de Fado, e muita música com AGIR, D.A.M.A e The Black Mamba como cabeças de cartaz e Soraia Tavares, Bianca Barros e Irma a abrir as noites.
A Feira de Gado e o Concurso Pecuário levaram as festas ao campo de São Mamede, o Desfile de Charretes Antigas marcou o domingo, assim como a Majestosa Procissão de São Gualter. Este ano, ficou ainda marcado pelo regresso da Batalha das Flores e pela Corrida de Cavalos.
O carro da cidade irá ficar, durante os próximos dias, para visitar no largo do Toural, num tributo aos seus obreiro.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
António Miguel Cardoso saudou a chegada de Daniel Sousa ao Vitória Sport Clube. O presidente dos conquistadores garantiu ao novo treinador que este passará a ter “um clube e uma cidade a lutar por ele” em todas as batalhas em que estiver envolvido.
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.