Marcha Republicana da Associação Artística Vimaranense regressa às ruas da cidade

De forma a comemorar a implantação República em Portugal, a 05 de outubro de 1910, a Associação Artística Vimaranense (ASMAV) volta a realizar a Marcha Republicana. Desde 2017 que a marcha percorre, neste dia, as ruas da cidade-berço invocando a República, a Liberdade e a Democracia.

 © Direitos Reservados

“A democracia encontra-se sob ataque no mundo inteiro e é importante dar sinal do nosso compromisso com um sistema político livre, de cidadãos iguais, numa sociedade justa, defensores dos valores constitucionais do Estado de Direito Democrático”, refere a organização em comunicado às redações.

Com a Marcha Republicana, a ASMAV diz pretender reforçar o compromisso com as forças “históricas, culturais e políticas de uma República de mulheres e homens iguais, livres e comprometidos com a justiça social”.

A Marcha terá início na sede da ASMAV, pelas 23h00 do dia 04, descerá a rua de Gil Vicente e com paragem na casa de Eduardo de Almeida. De seguida, os participantes dirigem-se para o Toural e entrarão no centro histórico pela Porta da Vila.

Depois de uma nova paragem na casa de Mariano Felgueiras, a Marcha atravessará a Praça da Oliveira e a Rua de Santa Maria e terminará, com discursos e música, no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente à Câmara Municipal de Guimarães, previsivelmente pela 00h30 de 05 de outubro.  

O evento terá a participação da Banda de Moreira de Cónegos, os Musiké, o Grupo de Teatro de Ensaio de Nespereira.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?