Maria da Assunção Raimundo é a nova presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho

Maria da Assunção Raimundo, juiz conselheira jubilada do Tribunal Constitucional, foi eleita presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, o órgão máximo de governo e decisão estratégica da instituição. A cerimónia de tomada de posse decorreu terça-feira no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, após a reunião que determinou a eleição da nova presidência.

© UMinho

Ao lado de Maria da Assunção Raimundo, que assume agora um mandato de quatro anos, integram a liderança do Conselho Geral José Teixeira, CEO do dstgroup, como vice-presidente, e Tiago Silva, investigador do I3Bs, que assume funções de secretário.

O Conselho Geral da UMinho é composto por 23 membros, incluindo 12 representantes dos docentes e investigadores: Maria do Céu Cortez, Eugénio Campos Ferreira, Nuno Castro, Tiago Silva, Paula Cristina Martins, Delfina Gomes, Luís Soares Barbosa, Luís António Santos, Andreia Castro, Nuno Cerca, Mário Monte e Custódia Almeida Martins.

O órgão integra ainda quatro representantes dos estudantes — Luís Guedes, Nuna Lima, Miguel Martins e João Pedro Monteiro — e um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão, Luís Carlos Fernandes. Os seis membros externos eleitos são Helena Pina Vaz, Jorge Wemans, José Teixeira, Maria da Assunção Raimundo, Pedro Gonçalves e Teresa Mendes, sendo deste grupo escolhida a nova presidente.

Criado em 2009, o Conselho Geral tem por missão zelar pelo cumprimento da missão da Universidade e pela defesa do interesse público. Entre os anteriores presidentes destacam-se figuras como Luís Braga da Cruz (primeiro presidente), Álvaro Laborinho Lúcio, Luís Valente de Oliveira, Joana Marques Vidal e Alberto Martins.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS