Maria da Conceição Fernandes completa hoje 100 anos
Maria da Conceição Fernandes, cidadã vimaranense, completa esta quinta-feira, 28 de janeiro 100 anos de vida.
![Maria-da-Conceição-com-barra](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2021/01/Maria-da-Conceicao-com-barra-672x353.jpg)
Maria da Conceição Fernandes, cidadã vimaranense, completa esta quinta-feira, 28 de janeiro, 100 anos de vida.
![](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2021/01/Maria-da-Conceicao-1024x538.jpg)
Foi na aldeia de Travassós, no lugar da Senra, que ainda sem telefone e eletricidade, que Maria nasceu e cresceu, entre uma grande irmandade. A mais nova de dezoito filhos, como sempre fez questão de frisar – “mas apenas oito irmãos conseguiram cá ficar”.
A mulher centenária conta que “noutros tempos era difícil às vezes a vida vingar, e alegra-se de não ter tido muito com que se apoquentar, relembrando lá de vez em quando, a história que a levou para a cidade, afastando-a da vida do campo”.
Maria da Conceição Fernandes mudou-se para a casa de uns primos, estudou na Escola Industrial e Comercial, hoje Escola Secundária Francisco de Holanda e ficou por Guimarães.
Uma década de trabalho no escritório da “padaria das Trinas”, em pleno coração da cidade de berço, fez com que encontrasse um jovem, assim conhecido pela mocidade: vem da família do “Martins Chapeleiro”. José Ferreira Martins, foi aquele com quem veio a casar.
Três filhas, seis netos e três bisnetas, e é por estes que gosta de estar rodeada, sempre com um espírito ativo, agora com outras missões, mantendo as mãos ocupadas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 5, 2025
A equipa de natação do Vitória esteve em destaque no Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que foi disputados nos dias 01 e 02 de fevereiro.
Fevereiro 5, 2025
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense. Tem tudo o que precisa de saber, gratuitamente e à distância de um clique.
Fevereiro 5, 2025
Alguns alunos iam-se já queixando da agressividade verbal do docente, mas não haveria queixas formais à direção do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso.