Maria Schneider é destaque deste sábado no cartaz do Guimarães Jazz
Maria Schneider regressa à cidade-berço para participar na edição 33 do Guimarães Jazz e tem espetáculo marcado para o grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural de Vila Flor, pelas 21h30.

Este sábado fica marcado também pela apresentação, às 16h00, no pequeno auditório, do projecto colaborativo entre o Guimarães Jazz e a Universidade de Aveiro, um concerto com João Rocha Quartet.
De seguida, pelas 18h00, o grupo de percussão português Drumming, com o pianista Daniel Bernardes, homenageiam o compositor Gyorgy Ligeti.
À noite, pelas 21h30, Maria Schneider, considerada um dos nomes maiores do jazz orquestral do presente e uma das mais prestigiadas compositoras e arranjadoras de big band do mundo, com mais de quatro décadas ao mais alto nível da música internacional, refere o programa, regressa a Guimarães, depois das apresentações em 2001 e 2015.
Neste concerto do Guimarães Jazz, Maria Schneider dirigirá a orquestra espanhola Clasijazz numa viagem retrospetiva pela sua carreira e obra musical, com paragens em trabalhos mais antigos e, espera-se, incursões pontuais noutros mais recentes, como o seu último registo discográfico, “Data Lords”, editado em 2022.
Nesta 33ª edição do Guimarães Jazz, a orquestra responsável pela interpretação das composições de Maria Schneider será a Clasijazz Big Band, uma formação relativamente recente nascida do Projeto Clasijazz – uma instituição artística andaluz ativa na divulgação do jazz e da música improvisada em Espanha – e que, no ano de 2020, evoluiu para um formato profissional que reúne dezassete prestigiados músicos espanhóis.
A atividade desta big band é centrada em colaborações com músicos e maestros convidados, interpretando ou o reportório clássico de nomes históricos do jazz (como Glenn Miller, Benny Goodman ou Duke Ellington, entre outros) ou o trabalho original de compositores contemporâneos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 23, 2025
O Moreirense perdeu em Famalicão, tem agora olhos postos na receção ao Estrela da Amadora, no domingo dia 02.
Fevereiro 23, 2025
O Vitória desloca-se ao Dragão, segunda-feira, às 20h15.
Fevereiro 22, 2025
A 9ª edição do evento decorre de 07 a 12 de março numa fusão entre literatura, música e performance, com o verso de Raul Brandão «Às árvores para dar flor há-de-lhes doer» a servir de âncora e inspiração.