Mariza, SLOW J e Nuno Ribeiro nas Antoninas de Famalicão

Está quase a chegar a festa mais aguardada do ano em Vila Nova de Famalicão. As Festas Antoninas 2025 decorrem entre os dias 06 e 13 de junho e prometem animar a cidade com música, tradição, cor e muita alegria. Entre os nomes em destaque estão Mariza, SLOW J, Valter Lobo e Nuno Ribeiro, numa programação que junta grandes espetáculos a um vasto conjunto de atividades culturais, religiosas e desportivas.

© Direitos Reservados

As festividades arrancam a 06 de junho com o concerto de SLOW J, numa noite especialmente dedicada ao público jovem com o regresso do “Toninho’s”, o popular arraial com DJ’s. No dia 08, o palco é de Valter Lobo, e a 9 de junho, o fado chega à cidade pela voz de Mariza, que se apresenta acompanhada pela Jovem Orquestra de Famalicão num concerto que promete ser memorável. O encerramento das Antoninas está reservado a Nuno Ribeiro, na noite de 13 de junho, feriado municipal.

Mas as Antoninas são muito mais do que música. O programa inclui mais de 40 atividades, desde as populares Marchas Antoninas ao tradicional Pão de Santo António, passando por exposições, desfiles etnográficos, festivais de folclore, caminhadas e provas desportivas. O ponto alto da festa acontece na véspera de Santo António, 12 de junho, com o grande desfile das Marchas Antoninas, este ano dedicado ao tema “Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão”, no âmbito das comemorações do bicentenário do nascimento do romancista. A partir das 21h15, nove associações do concelho desfilam pelas ruas da cidade, mostrando meses de trabalho, criatividade e identidade cultural.

Os mais pequenos também têm o seu momento especial com as Marchas Infantis, que desfilam no dia 07 de junho, às 14h30, espalhando ternura, cor e alegria pelas ruas da cidade. O programa musical inclui ainda os concertos de Pedra D’Água (6 de junho), Ivo Abrantes e Costinha (07 de junho), Fammashow (11 de junho) e Teresa Tapadas (12 de junho), bem como a realização do 6º Festival de Cavaquinhos, a 18.ª Caminhada Camiliana, o 11º Tocá Bombar, o desfile etnográfico “Tons de Festa” e muito mais.

A vertente religiosa mantém-se como um dos pilares das festividades. No dia 13 de junho, logo pela manhã, cumpre-se a tradição com a missa e distribuição do Pão de Santo António, junto à Capela de Santo António, reunindo milhares de pessoas para receber o pão abençoado que, diz-se, pode ser guardado todo o ano. Às 16h00, sai à rua a procissão solene em honra do padroeiro, percorrendo as principais artérias da cidade.

As Antoninas incluem também provas desportivas de relevo, como o 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no domingo, dia 08 de junho. Reconhecidas como Património Cultural Imaterial de Portugal, as Antoninas de Famalicão mantêm viva a tradição e reforçam, ano após ano, o seu lugar como uma das mais vibrantes romarias do Minho.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS