Marta Mestre é a nova curadora do CIAJG
Marta Mestre vai substituir Nuno Faria, que ocupou o cargo durante seis anos.
A curadora Marta Mestre foi hoje, sexta-feira, dia 4 de setembro, apresentada como nova curadora-geral do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), na conferência de imprensa de apresentação da programação dos equipamentos culturais da cidade.
Segundo Ricardo Freitas, diretor-executivo de A Oficina, que gere os equipamentos culturais de Guimarães, Marta Mestre foi escolhida entre 26 outros candidatos, todos com “excelentes currículos”.
Marta Mestre vai substituir Nuno Faria, que ocupou o cargo durante seis anos. O antigo curador do CIAJG assumiu a curadoria do Museu da Cidade, no Porto, desde 2019.
O processo com vista à substituição começou em janeiro e acabou por ser mais demorado devido às limitações provocadas pela pandemia.
Natural de Beja e atualmente a residir em Lisboa, Marta Mestre anunciou que irá residir em Guimarães. Para a nova curadora do CIAJG a “proximidade” é fundamental para conhecer e trabalhar com o tecido artístico local.
“Um programa de continuidade mas também de mudança”, tendo sempre como premissa a qualidade internacional, foi a promessa deixada por Marta Mestre.
Licenciada em História da Arte pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Cultura e Comunicação/Museologia pela Universidade de Avignon, em França, foi curadora do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, curadora-assistente do Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, curadora-convidada e professora da Escola de Artes Visuais Parque Lage, também no Rio de Janeiro. Em Portugal, entre outras atividades, foi curadora do Centro de Artes de Sines.
O CIAJG reúne o espólio do artista plástico José de Guimarães e inclui um programa de exposições temporárias de arte contemporânea.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 7, 2025
Findos os trabalhos da Seleção, estão de regressos os campeonatos.
Fevereiro 7, 2025
O dérbi minhoto está aí à porta e o clube vitoriano já colocou à venda os bilhetes para assistir à partida. O encontro, que reúne o Vitória e um dos seus maiores rivais, o SC Braga, acontece no dia 16 de fevereiro.
Fevereiro 7, 2025
A proposta integra a ordem de trabalhos da reunião municipal que está agendada para as 10h00, da próxima segunda-feira, dia 10.