Mau tempo: IPMA emite avisos laranja e amarelo devido a chuva forte nos próximos dias

De acordo com a previsão meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está previsto para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, caracterizado por períodos de chuva persistente e, por vezes, forte.

© Direitos Reservados

Os períodos mais críticos deverão ocorrer entre as 09h00 e as 15h00 do dia 12 de novembro, altura em que vigora o aviso laranja do IPMA, entre as 15h00 do dia 12 e as 03h00 do dia 13 (aviso amarelo), entre as 03h00 e as 09h00 do dia 13 (aviso laranja) e, por fim, entre as 09h00 do dia 13 e as 21h00 do dia 14 de novembro (aviso amarelo).

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães alerta para episódios típicos das estações de transição e associados às primeiras chuvas, podem originar diversas ocorrências, nomeadamente inundações em zonas urbanas devido à acumulação de águas pluviais e obstrução dos sistemas de escoamento, cheias provocadas pelo transbordo de rios e ribeiras, instabilização de vertentes que pode conduzir a deslizamentos ou derrocadas e contaminação de fontes de água potável. Estes fenómenos podem ainda provocar o arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias ou o desprendimento de estruturas móveis, potenciando acidentes com veículos e peões.

Com vista à minimização dos impactos destas condições meteorológicas adversas, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães recomenda a adoção de comportamentos preventivos, especialmente nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Entre as medidas de autoproteção aconselhadas, destacam-se a desobstrução dos sistemas de drenagem das águas pluviais, a remoção de inertes e objetos que possam impedir o escoamento, a adoção de uma condução defensiva com especial atenção à formação de lençóis de água, a evitação do atravessamento de zonas inundadas, a adequada fixação de estruturas soltas e a vigilância de encostas e margens de linhas de água.

O SMPC aconselha ainda os cidadãos a manterem-se atentos às informações meteorológicas e às indicações das autoridades, nomeadamente da Proteção Civil e das Forças de Segurança, ajustando os comportamentos e atitudes face à evolução da situação. Para mais informações, os contactos disponíveis são o número 253 421 212 e o endereço eletrónico smpc@cm-guimaraes.pt
.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS