Medalha de Honra do Município atribuída por unanimidade a Domingos Bragança
O antigo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, vai ser distinguido com a Medalha de Honra do Município no próximo dia 24 de junho, durante as comemorações da Batalha de São Mamede - Dia Um de Portugal.

© CMG
A atribuição da mais alta distinção municipal foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo vimaranense realizada na segunda-feira, dia 08. A proposta será agora submetida à apreciação da Assembleia Municipal, com sessão agendada para o próximo dia 18.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, justificou a decisão com o percurso de dedicação ao serviço público de Domingos Bragança, que esteve ligado ao município durante quase duas décadas, incluindo 12 anos na presidência da autarquia.
“Entendi que deveria propor a atribuição da Medalha de Honra do Município ao antigo presidente da Câmara, Dr. Domingos Bragança, pela dedicação e serviço público que prestou ao longo de vários anos. É um reconhecimento devido e merecido, precisamente porque ocupou durante 12 anos o cargo mais importante da representação dos vimaranenses”, afirmou.
Ricardo Araújo sublinhou ainda que a distinção deve ser encarada como um reconhecimento institucional e não como uma avaliação político-partidária da ação governativa do antigo autarca. “Este não é o momento de discutir ou debater, do ponto de vista político ou partidário, as opções de quem aqui esteve. O que hoje estamos a fazer é reconhecer e distinguir uma pessoa que exerceu o cargo de maior representação dos vimaranenses”, referiu.
O atual presidente da Câmara recordou também que os anteriores presidentes do município já haviam recebido a mesma distinção, considerando que fazia “todo o sentido” homenagear agora Domingos Bragança.
A proposta recolheu igualmente o apoio das restantes forças políticas representadas no executivo. Em nome da vereação socialista, Flávio Freitas destacou o percurso do antigo autarca, considerando que “dedicou uma vida inteira à causa pública”.
“Independentemente das críticas que se ouvem, quem está na política sabe que nunca agrada a todos. Os executivos anteriores fizeram aquilo que melhor sabiam e deram o seu melhor pelo concelho de Guimarães. Estou certo de que institucionalmente é mais do que justo este reconhecimento”, afirmou o vereador do PS.
Também o vereador do Chega, Nuno Vaz Monteiro, manifestou o voto favorável do partido, apesar das divergências em relação à governação de Domingos Bragança. “Não concordamos com muito daquilo que foi feito pelo executivo de Domingos Bragança, que tinha muitos defeitos, mas também as suas virtudes. Se não fez melhor, não acreditamos que não tenha sido por vontade, se calhar por incapacidade, mas de qualquer das formas faz parte de um ciclo, e por isso votámos favoravelmente””, assinalou o vereador.
Além da Medalha de Honra a Domingos Bragança, o Município de Guimarães irá distinguir, na cerimónia de 24 de junho, outras personalidades vimaranenses com medalhas de mérito municipal.





