Médicos e enfermeiros em greve nesta terça e quarta-feira

Médicos e enfermeiros cumprem dois dias de greve reinvindicando melhores condições e o reforço do Serviço Nacional de Saúde.

© Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

O protesto é promovido em separado pela Federação Nacional dos Médicos e pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

A greve nacional destes profissionais de saúde decorre nesta terça e a quarta-feira, dias 24 e 25 de setembro, e será marcada por uma manifestação dos médicos no primeiro dia e por uma concentração dos enfermeiros no segundo, ambas em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa.

Questionado se a greve dos médicos e enfermeiros pode levar a uma paralisação do SNS, José Carlos Martins, presidente do SEP, disse à Lusa não conseguir “ter essa clareza”, mas ser expectável “uma boa adesão” à greve por parte dos profissionais.

O SEP quer que se “negoceiem mecanismos de compensação do risco de penosidade inerente à profissão, através da aposentação mais cedo” e a correção das “situações de injustiça relativamente à contagem de pontos e às progressões na carreira”.

Já a líder da FNAM destaca nesta ação de luta a “defesa do SNS, que seja público, universal e de qualidade para atender toda a população, seja a nível dos cuidados de saúde primários, seja a nível hospitalar, seja a nível da saúde pública. Entendemos que isso é uma emergência”, declarou também à Lusa Joana Bordalo e Sá.

 

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES