Médicos iniciam dois dias de greve por melhores condições de trabalho
Classe exige "salários dignos, horários justos e condições de trabalho capazes de garantir um SNS à altura das necessidades" da população.

Os médicos cumprem, esta quarta-feira, o primeiro de dois dias de greve. A paralisação é convocada pela Federação Nacional dos Médicos para exigir “salários dignos, horários justos e condições de trabalho capazes de garantir um SNS à altura das necessidades” da população.

Apesar de estarem agendadas reuniões negociais com o Ministério da Saúde para os dias 07 e 11 de julho, a Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu manter a paralisação até às 24h00 de quinta-feira, face ao que considera o “adiar constante das soluções” e “à proposta insatisfatória” que recebeu da tutela.
Os médicos admitem ainda uma nova greve nacional na primeira semana de agosto.
“O Ministério da Saúde apresentou um rascunho de proposta no último dia do protocolo negocial, em 30 de junho. Trata-se de uma proposta que apenas valoriza dignamente o trabalho de alguns médicos”, afirma em comunicado a FNAM, defendendo que um acordo terá de englobar todos os médicos: “não se pode excluir os médicos internos — um terço da força de trabalho médico no SNS –, os médicos das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, boa parte dos médicos hospitalares e os médicos de Saúde Pública”.
Para a federação sindical, “havendo um excedente orçamental e sendo o SNS o garante dos cuidados de saúde em Portugal, é fundamental que o Ministério das Finanças desbloqueie as verbas necessárias e que o Ministério da Saúde tenha a vontade política de implementar as medidas necessárias para os médicos”.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 10, 2023
Após ter liderado a única candidatura que se submeteu a sufrágio, Hugo Teixeira mostrou-se muito satisfeito com a união em torno da candidatura que liderou, que acredita mostrar “uma vontade inequívoca dos militantes em trabalharem conjuntamente para enfrentar os desafios das jovens gerações, mas que o próprio distrito e o país enfrentam atualmente”.
Dezembro 10, 2023
Com a intenção de "promover causas e contribuir para o bem-estar da sociedade vimaranense", uma comitiva da equipa B do Vitória deslocou-se à Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, neste sábado, dia 09 de dezembro, onde entregou um donativo e conviveu com os utentes da instituição.
Dezembro 10, 2023
Decorreu no passado fim de semana, entre 01 e 03 de dezembro, no Teatro Jordão em Guimarães, um dos maiores festivais de Dança Oriental do Mundo: o "G. O. Dance Festival 2023", Guimarães Oriental Dance Festival.