Meia Maratona Cidade Berço com percurso histórico e reforço do espírito solidário

Guimarães recebe, no próximo 5 de outubro, feriado que este ano calha a um domingo, a 4ª edição da Meia Maratona Cidade Berço, uma prova que, segundo o vereador do Desporto, Nélson Felgueiras, é “um dos momentos rei do calendário desportivo” da cidade e, “provavelmente, a prova de maior escala em Guimarães”.

© Helena Lopes / Mais Guimarães

A apresentação do evento decorreu esta quarta-feira, no pátio exterior da Academia de Ginástica e revelou um programa pensado para atletas, famílias e crianças. A Câmara Municipal de Guimarães assume a prova, mas conta como parceiros com o Vitória, a Tempo Livre e a Associação de Atletismo de Braga. “A nossa proposta, à semelhança dos anos anteriores, contempla várias distâncias, o que permite a participação de todos, independentemente da forma física em que se encontrem”, explicou o vereador. A prova inclui os tradicionais 21 quilómetros da meia-maratona, mas também percursos de 10 e cinco quilómetros, a corrida infantil Run Kids e ainda a caminhada solidária.

Um dos aspetos da prova “é o seu percurso emblemático, com cerca de 80 a 90% da corrida a decorrer em áreas classificadas como Património Mundial da Humanidade”. “É uma prova com um percurso lindíssimo, à volta da nossa cidade e do centro histórico. É uma oportunidade não só para praticar desporto, mas também para celebrar o que é Guimarães e mostrar a cidade a quem nos visita”, sublinhou Nélson Felgueiras.

A Meia Maratona é organizada com “prata da casa”, como destacou o autarca, através da parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães, o Vitória, a Tempo Livre e a Associação de Atletismo de Braga. Essa opção, segundo o vereador, “permite manter uma taxa de inscrição social, mais acessível do que a maioria das provas semelhantes a nível regional e nacional”. Nélson Felgueiras referiu que, a esta distância, é difícil orçamentar, e que tudo depende da adesão, ou seja, do número de participantes. No entanto, afirmou tratar-se de um evento dispendioso para a autarquia, e sem retorno financeiro direto.

Uma fun zone está garantida com animação constante. “Queremos que seja a festa do desporto de Guimarães e que ganhe alcance ao nível nacional através dos meios de comunicação locais e das redes sociais”, referiu o vereador.

Silvério Alves, em representação do Vitória, disse que o clube, “como maior símbolo do concelho”, volta a abraçar a coorganização desta prova com afinco. “Queremos estar sempre em iniciativas de relevo, além de que é uma forma de participar e promover a nossa secção de atletismo”. Da Associação de Atletismo de Braga, Manuel Pacheco disse não ter dúvidas que, apesar de recente, esta Meia Maratona está a poucos passos de ombrear com outras provas já mais enraizadas ao nível e distrito. “O Município de Guimarães tem tido um envolvimento importante, é com estes eventos que se cria empatia e se atrai cada vez mais pessoas para a prática do desporto. Estou certo que será novamente um sucesso”, adiantou. Opinião partilhada por Amadeu Portilha, da Tempo Livre, que referiu estar disponível para que “a Meia Maratona Cidade Berço seja mais um sucesso”.

Componente solidária alargada a associações juvenis

A componente solidária volta a ter um lugar central na iniciativa, com a caminhada a reverter 50% do valor da inscrição a favor de instituições do concelho. Este ano, há uma novidade: “Vamos somar também as associações juvenis para que possam ser beneficiárias. À imagem do que acontece com o IRS, os participantes podem consignar parte da sua inscrição à instituição que escolherem”, explicou Felgueiras.

“Queremos que esta prova seja de todos os vimaranenses, de todas as instituições do concelho, uma verdadeira Meia Maratona de Guimarães para Guimarães”, concluiu o vereador, manifestando confiança no sucesso da edição de 2025. As inscrições abrem a 11 de junho, no site meiamaratonacidadeberço.pt.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS