Meia Maratona Cidade Berço: Prova de 5 km e prova para crianças entre as novidades

Prova está marcada para 5 de outubro.

meia-maratona-cidade-berço

A 5 de outubro está de regresso mais uma edição da Meia Maratona Cidade Berço. Considerando que o evento tem sido um “sucesso” quer do ponto de vista da participação, como do modelo adotado, esta edição de 2023 assume um modelo de continuidade dos anteriores, mas com várias novidades.

© Jennifer Mayala/ Mais Guimarães

Este ano sob o mote “supere-se a si mesmo”, o objetivo é que os participantes dos anos anteriores se permitam a um melhor resultado no cronómetro e serve também de chamariz para que os novos desportistas superem as suas próprias expectativas.

O percurso da prova vai manter-se, aproveitando o património histórico e centro classificado como Património Mundial como palco de fundo, com saída no Campo de S. Mamede e término na Avenida S. Gonçalo, junto ao estádio D. Afonso Henriques, que terá nas suas imediações uma “fan zone”.

Além da habitual meia maratona de 21 quilómetros, da Caminhada Solidária e da Mini Maratona do Centenário do Vitória de 10 quilómetros, haverá ainda uma prova de cinco quilómetros de forma a chegar “aos praticantes mais casuais”, explicou Nelson Felgueiras, vereador do Desporto na Câmara Municipal de Guimarães durante a apresentação da prova, esta sexta-feira, no Campo de S. Mamede.

Também não ficarão esquecidos as crianças e jovens que passam agora a ter uma prova que lhes é dedicada. O Run Kids é uma das novidades desta edição, dirigida a participantes entre os 9 e os 13 anos.

Destacando que se pretende que esta seja “uma prova de comunidade”, o município quer promover o envolvimento de todos os clubes e associações da cidade na prova. Assim, vai disponibilizar já a partir desta sexta-feira, no site oficial da Meia Maratona Cidade Berço, a oportunidade de as coletividades se associarem à Caminhada Solidária, mobilizando o maior número de participantes possível. Por cada inscrição, que tem o preço de cinco euros, cada clube ou instituição receberá metade do valor.

Na visão do vereador do Desporto, esta trata-se uma forma de “mobilizar ainda mais a comunidade para o evento, de apoiar as instituições e clubes vimaranenses e, com isso, reforçar o carácter democrático da prova”.

Relativamente à sustentabilidade ambiental, Nelson Felgueiras anunciou que serão mantidos os postos de abastecimento de água, em vez das habituais garrafas. Além disto, também os dorsais e os kits serão mais conscientes do ponto de vista ambiental, contribuindo para uma causa “de Guimarães e do mundo”.

Para a organização da prova, a Câmara Municipal de Guimarães diz ter contado com três parceiros que classifica como “fundamentais”. São eles o Vitória SC, a Tempo Livre e a Associação de Atletismo de Braga.

Armando Guimarães, vice-presidente do Vitória SC, diz considerar que “faz todo o sentido o Vitória estar envolvido”. Assim, afirmando-se como um clube eclético, o Vitória renova a oportunidade de fazer parte de um projeto “colaborativo e comunitário”, que está “alinhado com os valores do clube”. Além de “cimentar a marca da corrida Vitória”, a parceria com o projeto permite ainda “a promoção da prática desportiva e da solidariedade social, bem como a aproximação com a comunidade”.

Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga, disse não ter dúvidas de que esta é a prova mais relevante de atletismo no concelho de Guimarães. Este ano, a Associação de Atletismo de Braga está empenhada em melhorar a forma como são apresentados os resultados, que terão acrescento técnico, com tempos finais e tempos parciais durante o concurso. No final, está ainda previsto que os atletas recebam um e-mail com os detalhes da sua classificação.

Apresentando a Tempo Livre como o braço operacional da Câmara Municipal de várias iniciativas relevantes do concelho, Amadeu Portilha, presidente da direção, destacou que a “marca distintiva” de uma prova que classifica como “emblemática”. Atualmente, numa equipa liderada por Luís Rodrigues, a Tempo Livre diz-se empenhada na continua procura por soluções que confiram maior sustentabilidade ambiental à prova.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES