Mikel Agu: “A única coisa de que eu tenho saudades é do futebol”
Jogador vitoriano falou com os jornalistas acerca do seu novo dia-a-dia (que não mudou muito, segundo o próprio) e das novas rotinas de treino.

Jogador vitoriano falou com os jornalistas acerca do seu novo dia-a-dia (que não mudou muito, segundo o próprio) e das novas rotinas de treino.

O plantel do Vitória está de férias até ao final deste mês, para evitar o desgaste mental e a saturação provocada pelos dias de confinamento social. Mas, para Mikel Agu, férias não representam “um período para parar”. “Em tempos de férias, vamos continuar em casa. Continuo a fazer o trabalho [físico] com o grupo. Não são férias, não posso sair de casa”, disse, esta segunda-feira, em mais uma das videoconferências agilizadas pelo Vitória.
O médio defensivo admite que este “não é um período fácil”, mas que o mais importante é “a saúde e a família”. Pelo meio, vai-se treinando e mantendo-se a esperança do regresso do campeonato. “Todos queremos jogar e temos objetivos para cumprir”, disse, frisando que assegurar um lugar nas competições europeias é a maior das lutas. “Mas temos de esperar para que tudo esteja bem para podermos voltar”, ressalvou. Pessoalmente, o objetivo maior de Mikel Agu é recuperar a titularidade. Mas perdê-la não fez com que “deixasse de trabalhar”. “Ninguém fica satisfeito sem jogar. Continuo a fazer o meu trabalho e estou a fazer de tudo para tentar conquistar [de volta a titularidade]. Sou um jogador que quer sempre trabalhar e esta fase não pode atrapalhar. Estou a fazer o melhor para voltar a entrar no onze da equipa”, garantiu. Ainda assim, admite que o facto de treinar “fora do campo” é “sempre difícil”, já que os jogadores “ganham mais condição física com os jogos”.
Para o nigeriano, as mudanças trazidas pela pandemia não provocaram grandes alterações ao seu dia-a-dia: “Quase não saio de casa. Para mim, não afetou muito.” Com um quotidiano semelhante ao de quando “as coisas estavam a correr bem” — à exceção de idas a superfícies comerciais, por exemplo — Mikel revela, ainda assim: “A única coisa que eu tenho saudades é do futebol.”
E o atleta sabe que os adeptos vitorianos também sentirão saudades de ir ao D. Afonso Henriques assistir aos jogos da sua equipa. “Os adeptos estão com saudades de ver a equipa a jogar. Eu sei que toda a gente agora está a trabalhar para isso, a fazer o melhor que pode”, diz. Contudo, Mikel não acredita que a normalidade voltará rapidamente. E, por isso mesmo, atira: “Futebol sem adeptos é como um treino. Não vai ser muito interessante.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 16, 2025
Na manhã deste sábado, 15 de março, foram inaugurados alguns dos trajetos da Ecovia do Ave, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão de 2,5 quilómetros, e em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros.
Março 16, 2025
Este domingo, às 20h30, o Moreirense recebe o Boavista. Uma partida que acaba por ser especial para Bacci, treinador do Moreirense, isto porque marca o reencontro com os axadrezados. Conhecer bem o adversário pode ser um ponto a favor do Moreirense.
Março 15, 2025
Os Conquistadores recebem neste domingo o Estrela da Amadora, pelas 20h30, no estádio D. Afonso Henriques.