Ministro da Economia esteve em Guimarães para ouvir empresários e definir prioridades
A convite dos deputados vimaranenses, Ricardo Araújo e Emídio Guerreiro, o ministro esteve em Guimarães, numa unidade hoteleira para “prestar contas e definir prioridades” para este ano de 2025.
Pedro Reis, ministro da Economia, esteve esta terça-feira, dia 07, numa unidade hoteleira em Guimarães para um encontro com empresários da região. “Entendemos que o exercício da nossa função, enquanto deputados, é também o de aproximar e representar os cidadãos de Guimarães, as nossas empresas junto do Governo, assim como manifestar as suas preocupações, anseios e desafios para o futuro”, referiu aos jornalistas, antes da reunião, Ricardo Araújo, deputado do PSD à Assembleia da República e líder da concelhia do partido.
Guimarães é um concelho de forte tradição industrial e com dinâmica empresarial “e o objetivo é criar um espaço de trabalho e diálogo entre os nossos empresários e gestores de topo”, disse ainda.
Estiveram representados vários setores, desde o têxtil, às cutelarias, ao calçado, mas também marcaram presença representantes de outros setores económicos.
Em declarações aos jornalistas, Pedro Reis disse assumir a pasta “numa lógica de proximidade e, no arranque de um ano que é determinante para a economia europeia e portuguesa”, a agenda do Governo passa por “promover a abertura dos mercados externos, captar investimento, de pôr o ecossistema das instituições do perímetro do ministério da Economia, todas a funcionar ao serviço das empresas, dos empreendedores, dos investidores”.
Daí que o desafio lançado pelos deputados vimaranenses lhe pareceu “interessante”. “Primeiro para prestar contas, que é a nossa primeira e última função, dizer o que estamos a fazer, quais as nossas prioridades e desenhar instrumentos e programas que estão no terreno. Depois, mais importante, é ouvir quais as preocupações, expetativas, os desafios e recomendações das empresas”, referiu ainda o ministro, reconhecendo a importância dos grupos parlamentares no papel de “ponte” entre Governo e setores empresariais. “É continuar a construir, em conjunto, um modelo de crescimento sustentável, portanto, estas iniciativas fazem todo o sentido para nós, são prioritárias, ainda por cima numa região como esta que tem um mosaico económico, uma robustez, diversidade e eficiência, complementaridade tecnológica e conquista de mercados externos”, afirmou ainda.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 21, 2025
Manu Silva foi anunciado como reforço do Benfica, deixando o Vitória. Ficou com uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros.
Janeiro 21, 2025
Defesa assinou contrato válido de duas épocas e meia.
Janeiro 21, 2025
Também já é conhecido o calendário da Fase Final de Apuramento de Campeão do escalão de Sub-17.