Ministro diz que não faz sentido ligar Guimarães a Braga por metro

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, disse, na segunda-feira, dia 2, no parlamento, que não faz sentido ligar as Guimarães a Braga por metro de superfície, defendendo, antes, um reforço do sistema de transportes nas próprias cidades.

Isto vem contrariar as ideias defendidas por Domingos Bragança e pela oposição. Domingos Bragança disse, recentemente, que a anunciada ligação por metrobus entre as duas cidades não invalidava a necessidade de uma ligação por tramway (metro ligeiro) a Braga e à linha de alta velocidade, que ligará o Porto a Vigo.

O PSD recordou que as vias dedicadas para autocarros faziam parte das suas propostas, no programa que levou às eleições de 2017, mas que não são solução para ligar as duas cidades. Para os sociais-democratas, Guimarães ficará mais periférico se não tiver uma ligação ferroviária à alta velocidade.

“Não tem sentido, com todo o respeito, haver um metro de Braga a Guimarães”

João Matos Fernandes, ministro do Ambiente

“Braga e Guimarães em linha reta são, para aí, 17 quilómetros. Não tem sentido, com todo o respeito, haver um metro de Braga a Guimarães. Tem sentido, isso sim, haver um reforço do sistema de transportes em Braga e Guimarães”, disse o ministro no parlamento, em resposta a uma pergunta do deputado do PS, Hugo Pires.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?