Missa de Primeiro Aniversário do falecimento de Manuel Almeida
Era um conhecido empresário do ramo têxtil vimaranense, filho do também empresário Joaquim de Almeida Freitas, cujo nome identifica o estádio do Moreirense FC.

manuel almeida 2 barra
Celebra-se na próxima terça-feira, no dia 9 de Novembro, pelas 20 horas, na igreja de São Francisco em Guimarães, a missa do 1º Aniversário de falecimento de Manuel Almeida.
A todos os amigos e aos que privaram com Manuel Almeida, a família convida a estarem presentes neste momento de homenagem, tendo em conta que, aquando do seu falecimento, as cerimónias fúnebres estiveram limitadas aos familiares mais próximos, devido às restrições impostas pela pandemia.

Natural de Moreira de Cónegos, Manuel Almeida viveu em Guimarães, mas acabou por ter como sua última residência a Póvoa de Varzim.
Era um conhecido empresário do ramo têxtil vimaranense, filho do também empresário Joaquim de Almeida Freitas, cujo nome identifica o estádio do Moreirense FC.
Durante a sua vida manteve uma forte ligação a instituições vimaranenses, destacando-se, ao nível desportivo, os papéis que desempenhou no Moreirense e também no Vitória Sport Clube.
Integrou a estrutura diretiva do Vitória durante vários anos, tendo sido vice-presidente, e inclusive, candidato à presidência. Foi diretor do futebol profissional em 1990, sob a alçada do presidente Pimenta Machado, e vice-presidente para o futebol da direção liderada por Emílio Macedo da Silva, entre 2007 e 2009.
Liderou o Moreirense pela primeira vez em 1983/84, e mais tarde, cumpriu mandatos entre 1987 e 1990 e 1992 e 1996.
Manuel Almeida faleceu a 09 de novembro de 2020, aos 66 anos de idade.