Monumento Nacional: Autoridades investigam destruição do Padrão de D. João I
O cruzeiro em pedra, agora destruído, celebra a entrada em Guimarães de D. João I, afim de cumprir o voto feito pela vitória na Batalha de Aljubarrota. O cruzeiro que apareceu tombado e partido em pedaços, apresenta numa das faces Cristo crucificado e, na outra, uma Senhora da Piedade.

Monumento do séc. XVI, o Padrão de D. João I, também referido como Padrão de Aljubarrota e Padrão de São Lázaro, foi parcialmente destruído na noite desta terça-feira, dia 30 de julho.
O padrão, classificado como monumento nacional desde 1910, localiza-se ao fundo da rua D. João I, em Guimarães. Desconhecem-se, até ao momento, as circunstâncias que envolveram o incidente.
A Polícia Municipal e a Polícia de Segurança Pública estiveram no local na noite desta terça-feira a tomar conta da ocorrência, bem como Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães. Os pedaços do padrão foram recolhidos pelos serviços do município de Guimarães.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
Rezam as crónicas que D. João I, descalço e rodeado pelo seu séquito, terá realizado uma romagem para cumprir o voto feito a Santa Maria de Guimarães, imagem venerada nas vésperas da contenda, em cuja Colegiada entregou parte de sua armadura de combate e alguns valiosos despojos tomados ao inimigo.
O Padrão, construído em calcário de ançã, ao estilo gótico flamejante, é constituído por um cruzeiro, abrigado sob um alpendre quadrangular, composto por um entablamento de estilo dórico, apoiado em quatro pilares de fustes lisos, erguidos sobre uma base a que dão acesso vários degraus. No topo do cruzeiro surgem também as conchas que associam o monumento às peregrinações a Santiago de Compostela.

© CMG
Segundo a informação disponível na Direção Geral do Património Cultural, o padrão do século XVI terá 1863 como o ano de construção. A 29 de agosto de 1864 são concluídas obras na rua, que passa a chamar-se Rua D. João I e o monumento é deslocado da sua colocação inicial. De fevereiro de 1996 surge o registo de atos de vandalismo que destruíram a cruz e o baldaquino.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.
Abril 18, 2025
A vereadora da Educação da Câmara Municipal, Adelina Pinto, manifesta preocupação face ao aumento significativo de crianças com necessidades educativas especiais muito graves, que têm sido.
Abril 18, 2025
Chegou ao fim mais uma edição da campanha solidária “Cabazes de Páscoa”, promovida pelo Lions Clube de Guimarães. A iniciativa contou com a colaboração de várias entidades locais e permitiu a recolha de alimentos essenciais para compor 54 cabazes destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.