MORADORES DO LIMITE DO CONCELHO COM REGISTOS DE GUIMARÃES E VIZELA
André Coelho Lima levou à reunião do executivo os problema dos habitantes que dividem os seus registos entre Guimarães e o concelho vizinho.
André Coelho Lima levou à reunião do executivo os problema dos habitantes que dividem os seus registos entre Guimarães e o concelho vizinho.O problema já tem alguns anos e estende-se às fronteiras do território vimaranense com os concelhos de Vila Nova de Famalicão e Fafe. No entanto, o vereador do PSD, André Coelho Lima, apresentou as suas preocupações durante a reunião quinzenal do executivo desta quinta-feira.
“O problema não é só os limites territoriais que estão indefinidos, pois estão a mudar a vida a estas pessoas. Estão a mudá-los lentamente para Vizela sem as pessoas quererem”, explicou o vereador do PSD, acrescentando que “enquanto nos mantemos nesta indefinição, a Direção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente [DROTA] manda instruções para tudo que são entidades oficiais para que esta posição seja cumprida. Os cidadãos têm o código postal de Infias [Vizela], o cartão de cidadão saem com Infias, a derrama é paga a Vizela e as placas são colocadas pela Câmara de Vizela, perante a passividade absoluta da Câmara de Guimarães”.
Domingo Bragança, Presidente da Câmara Municipal, frisou que Guimarães não vai ceder “nem um metro” e lembrou que este problema se “arrasta” há décadas e com outros concelhos, nomeadamente, Fafe e Vila nova de Famalicão.
“Vou falar com o Presidente da Câmara de Vizela, o Presidente da Câmara de Fafe e o Presidente da Câmara de Famalicão. Acho que não vai haver acordo nenhum e resta-nos avançar com ações judiciais”, referiu.
O autarca salienta que Guimarães não está de acordo com a Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), que define os limites do território, e espera ver esclarecidos os limites do concelho. “Está a criar muitas dificuldades, confusão, custos e transtornos para os vimaranenses que vivem nas áreas limite do concelho”, afirmou.Saiba mais na edição impressa do Mais Guimarães na próxima terça-feira.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.