Moreirense revela projeto do novo estádio financiado por fundo Black Knight
O Moreirense apresentou as primeiras imagens do futuro estádio e da nova academia, num investimento global de 15,8 milhões de euros financiado pelo fundo norte-americano Black Knight, liderado pelo empresário Bill Foley. A nova infraestrutura desportiva, localizada em Moreira de Cónegos, deverá estar concluída entre 2029 e 2030.

© Moreirense FC
O investimento está contratualizado com o grupo ao qual foi aprovada, no passado sábado, a venda de 62,5% do capital da SAD, percentagem que crescerá futuramente para 70%. A decisão foi ratificada por 94% dos mais de 300 sócios presentes na Assembleia Geral extraordinária. Do montante total, 10 milhões de euros destinam-se à segunda fase da academia, que incluirá dois novos relvados naturais (um deles com bancada para 1.500 a 2.000 espectadores) e um edifício principal preparado para acolher 52 atletas da formação. O restante valor – 5,8 milhões – será aplicado na equipa principal de futebol, que milita na I Liga.

© Moreirense FC
O que espera o Moreirense é que os relvados naturais estejam prontos até ao início de 2026 e o novo edifício, equipado com auditórios, salas de conferências e balneários, concluído em 2027.
A chamada “vila desportiva” do Moreirense ergue-se nos terrenos da Quinta da Devesa, entre Moreira de Cónegos e Guardizela, e já conta com dois campos relvados naturais, um sintético e um edifício de apoio à formação. Em zona contígua, próxima do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, nascerá o novo estádio do clube, com capacidade para 10 mil lugares, 500 estacionamentos privados e três mil públicos.
Até lá, o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, com cerca de seis mil lugares, continuará a ser utilizado pela equipa principal para treinos e poderá receber jogos de uma futura equipa B ou sub-23, reforçando a transição entre os escalões de formação e o futebol sénior. As equipas de sub-15, sub-17 e sub-19, integradas na estrutura da SAD, passam a estar sob a alçada direta do fundo liderado por Bill Foley, que criou o Black Knight Football Club em 2022.