“Morte ou Glória”: Lanceiros regressam a Guimarães para celebrar tradição militar

Guimarães volta a ser palco, no dia 6 de dezembro, do Encontro Anual dos Veteranos Lanceiros de Portugal, uma celebração que exalta a honra e o espírito militar sob o lema “Morte ou Glória”.

© Mais Guimarães

Pelo 11º ano consecutivo, a cidade-berço acolhe o Convívio Nacional de Natal dos Lanceiros PM/PE, reunindo antigos militares da Polícia Militar e da Polícia do Exército num tributo às tradições da Cavalaria Portuguesa. Organizado pela Associação Veteranos Lanceiros de Portugal (AVLP), o evento decorre em locais emblemáticos da cidade, incluindo o Monumento a D. Afonso Henriques, o Museu Militar Casa do Lanceiro e o Convento de Santo António dos Capuchos, na Penha.

Descendentes diretos do Regimento de Lanceiros da Rainha, criado em 1833, os veteranos procuram manter vivo o legado de bravura, lealdade e disciplina que marcou a história militar portuguesa. O programa do encontro tem início às 10h00, com a entrega das credenciais aos participantes na Casa do Lanceiro, seguindo-se uma cerimónia de homenagem a D. Afonso Henriques, Patrono do Exército Português. Às 11h00, realiza-se um Porto de Honra nos claustros do Convento dos Capuchos, acompanhado de uma visita ao Museu Militar Casa do Lanceiro.

Às 12h00, os participantes partem em direção à Montanha da Penha, onde, pelas 12h30, será prestada homenagem aos Lanceiros falecidos junto ao memorial “Aos Lanceiros de Portugal”, na Rua dos Carvalhos. O encontro culmina com um almoço de confraternização, marcado para as 13h00.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS