Multiusos de Guimarães vai acolher Hospital de Retaguarda
Ainda em fase de análise, o Hospital de Retaguarda tem previstas 100 camas, mas o número pode aumentar de acordo com as necessidades.
O Multiusos de Guimarães é o espaço definido para servir de Hospital de Retaguarda, “resultado de um processo em análise pela Câmara Municipal de Guimarães, Hospital Senhora da Oliveira e ACES do Alto Ave”, anuncia comunicado do município. Esta estrutura de apoio visa “desenvolver tratamento de assintomáticos e acolher doentes com sintomas ligeiros e que necessitam de monitorização médica permanente, face ao surto pandémico da COVID-19”. Ainda em fase de análise, o Hospital de Retaguarda tem previstas 100 camas, mas o número pode aumentar de acordo com as necessidades.
Recorde-se que a Câmara Municipal criou já duas unidades de alojamento “com as condições exigidas para o isolamento social”. Uma situa-se no Centro de Criação de Candoso (antiga EB1 de Candoso São Martinho); outra, no Verbo Divino. “Estes espaços, um com capacidade para 10 quartos e outro com capacidade para 23 quartos de diversas tipologias, podem ser utilizados pelos cidadãos que não têm possibilidade de o fazer em condições apropriadas nas suas habitações ou por aqueles que, por motivos económicos, vivam em condições de carência”, explica o comunicado.
A Câmara Municipal, através da Proteção Civil Municipal e da Divisão de Ação Social, em parceria com a Cercigui, também providenciou um espaço de alojamento para as pessoas em situação de sem abrigo do concelho, “com todas as condições de higiene, segurança e conforto, e que permitirá o distanciamento social adequado, bem como o acesso a refeições”.
Em comunicado, o município vinca que “o sucesso da medida dependerá da sinalização dos casos que necessitem deste apoio e que não sejam do conhecimento dos serviços municipais”, pelo que é solicitado à população em geral que entre em contacto com os serviços da Câmara Municipal, através dos telefones 253421255 / 969264803 / 969264761 ou do e-mail geral@cm-guimaraes.pt, informando casos de pessoas sem-abrigo. O encaminhamento dos sem-abrigo será efetuado exclusivamente pela Proteção Civil Municipal.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
António Miguel Cardoso saudou a chegada de Daniel Sousa ao Vitória Sport Clube. O presidente dos conquistadores garantiu ao novo treinador que este passará a ter “um clube e uma cidade a lutar por ele” em todas as batalhas em que estiver envolvido.
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.