Município assegura reforço alimentar nas escolas a todas as crianças
A vereadora conta que “tínhamos crianças que vinham com excesso de lanche ou com lanche inapropriado, e por outro lado crianças que não traziam nada ou traziam muito pouco, e isto não podia acontecer”.

Cantina escolar 23
A partir desta segunda-feira, dia 10, o município passou a assegurar a todas as crianças do concelho, que frequentam o ensino pré escolar e primeiro ciclo, o reforço alimentar da manhã.

Adelina Paula Pinto, a vereadora da Educação e também responsável pela área da saúde na Câmara Municipal explicou ao Mais Guimarães que o município já oferecia o reforço aos alunos que estavam nas componentes da apoio à família que a Câmara Municipal assegura na “grande maioria” das escolas do concelho.
A partir desta segunda-feira, “todas as crianças que estão na escola, independentemente de ficarem na componente ou não têm o reforço da manhã, que é exatamente igual para todos”, disse a vereadora.
Para Adelina Pinto, esta é uma “medida pedagógica, de correção de algumas questões”, e explica: “o que acontecia é que tínhamos um grande grupo a quem dávamos o reforço alimentar elaborado por uma nutricionista com todos os cuidados, e depois tínhamos um grupo pequeno, de meninos que não ficavam nas componentes por variadíssimas razões, que não tinham esse apoio”.
A vereadora conta também que “tínhamos crianças que vinham com excesso de lanche ou com lanche inapropriado, e por outro lado crianças que não traziam nada ou traziam muito pouco, e isto não podia acontecer”.
“A questão alimentar é hoje prioritária, temos de a ter em conta, e muitas vezes é pelo excesso alimentar e não pela falta”.
Adelina Paula Pinto
Com esta medida, o município assegura que “todas as nossas crianças têm a fruta, têm o reforço alimentar e o almoço em todas as escolas”.





