Município de Guimarães apoia alunos e famílias no regresso às aulas
Os apoios abrangem várias áreas, incluindo alimentação, material escolar, visitas de estudo e livros de fichas/cadernos de atividades.
O Município de Guimarães aprovou a proposta de atribuição de apoios para alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, a vigorar no ano letivo de 2024/2025.
Os livros de fichas e cadernos de atividades serão fornecidos aos alunos de acordo com os estabelecimentos de ensino e as diferentes áreas curriculares para os alunos do 1.º ciclo, complementando a distribuição gratuita de manuais escolares promovida pelo Ministério da Educação.
Já o material escolar, serão distribuídos os essenciais para o desenvolvimento das atividades letivas, conforme os conteúdos programáticos de cada ano de escolaridade do 1.º ciclo. Este apoio será direcionado aos alunos abrangidos pela ação social escolar, conforme o escalão de apoio (A ou B).
Também os alunos do 1.º ciclo, beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar, terão apoio financeiro para visitas de estudo programadas no âmbito das atividades curriculares, respeitando os limites legislativos de 20 euros por aluno/ano para o escalão A e 10 euros por aluno/ano para o escalão B. As crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo terão assegurado leite escolar ou bebida vegetal.
Para operacionalizar estes apoios, o município anuncia que foi já transferida para os agrupamentos escolares, com base nos dados do ano letivo anterior, uma verba total de 197.939,68 euros, dos quais 192.155,61 serão destinados a livros de fichas e cadernos de atividades e 5.784,07 euros a material escolar. Posteriormente, proceder-se-á aos acertos financeiros necessários, conforme os comprovativos de despesa apresentados, acrescenta a informação disponibilizada pela Câmara Municipal.
Adicionalmente, a transferência de verbas para comparticipação de visitas de estudo e fornecimento de leite escolar será submetida a deliberação do executivo na próxima reunião de câmara, visto já terem sido apurados os acertos financeiros referentes ao ano letivo anterior.
Com estas medidas, o município “reforça o seu compromisso com a educação, garantindo que todos os alunos têm acesso aos recursos necessários para um ano letivo bem-sucedido”, pode ler-se na nota enviada à comunicação social.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 15, 2024
Decorreu esta quinta-feira, dia 14, o Fórum do Ambiente da Eurocities 2024, em Viena, e Guimarães participou no painel “Capacitar um Futuro Verde: Transição Justa e Co-criação Cidadã em Políticas Ambientais”.
Novembro 14, 2024
A concelhia de Guimarães do CDS dá conta que, esta sexta-feira, dia 15, no âmbito das atividades de “Conversa do Caldas”, haverá duas atividades que vão contar com a presença de Nuno Melo, presidente do partido.
Novembro 14, 2024
Esta sexta-feira, é dia de greve nacional dos profissionais da educação e há previsão de alguns constrangimentos no funcionamento das escolas.