Município de Guimarães investe 3,5 milhões de euros no serviço de transporte de passageiros flexível

O município de Guimarães vai investir cerca de 3,5 milhões de euros, a pagar durante a próxima década, para reforçar o serviço de transporte público de passageiros. Esta rede flexível será composta por dois novos circuitos, 10 zonas e a previsão aponta para o arranque do projeto no segundo semestre do próximo ano.

© Direitos Reservados

Com o projeto a ser da responsabilidade da Vitrus Ambiente, a Câmara Municipal de Guimarães pretende “complementar a rede de transporte público, suprindo a falta de oferta em períodos de menor procura, tanto em dias úteis, nos períodos diurno e noturno, como aos fins de semana e feriados”, pode ler-se em comunicado enviado pelo município.

No âmbito dos compromissos da cidade com a estratégia Guimarães 2030, que visa tornar a cidade climaticamente neutra até esse ano, os transportes que serão utilizados serão 100% elétricos. Para este reforço da rede de transportes, estão previstos três mini-autocarros.

A rede será composta por dez zonas e dois circuitos, que operarão durante os dias úteis, das 8h00 às 20h00, no interior da freguesia de Polvoreira, entre a N105 e a EM579, e na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, pela zona do Mourão.

O serviço de transporte flexíveis visa a otimização de percursos e horários através de um sistema de reservas (número de apoio ao cliente, website e aplicação dedicados), em que os passageiros terão possibilidade de fazer marcações até às 15h00 do dia anterior à viagem. Apesar de haver trajetos predefinidos e pontos fixos, o serviço funcionará consoante os pedidos dos passageiros, bem como o horário desejado.

A vereadora do Ambiente e Ação Climática na Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, aponta que este projeto “visa introduzir um novo paradigma na mobilidade local, destacando-se pela inovação e pela sua significativa importância para a melhoria dos serviços de transporte no nosso território”.

A vereadora acredita que a “implementação deste sistema de transporte flexível trará inúmeros benefícios à nossa comunidade, não só em termos de acessibilidade e comodidade, mas também no que diz respeito à promoção de práticas mais sustentáveis no âmbito da mobilidade urbana”.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES