Município de Guimarães recebe financiamento de 400 mil euros para projeto de combate à pobreza
O município de Guimarães receberá um financiamento de 393.402 euros no âmbito do Radar Social, um projeto apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de combate à pobreza e à exclusão social.

© Direitos Reservados
O valor do financiamento será distribuído ao longo de 27 meses e permitirá a criação de uma equipa técnica composta por cinco profissionais, para dar forma ao projeto que “assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social”, aponta a Câmara Municipal de Guimarães em comunicado.
Com esta medida, a cidade berço terá implementado no seu território um sistema de georreferenciação social e de capacitação para otimizar os recursos e proporcionar uma resposta mais eficaz por parte das entidades locais.
O financiamento foi aprovado depois de Guimarães se candidatar ao investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais na tipologia Radar Social – Criação de Equipa para Projeto Piloto.
Os critérios de candidatura obrigaram o município a apresentar o Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social atualizado e a relação entre o número de potenciais destinatários a serem abrangidos no presente projeto face à população residente, indicador que permitiu obter informação sobre os 14 826 potenciais beneficiários.





