Município dedica o mês de outubro à Economia

A atividade económica vai estar no centro da atenção, em Guimarães, com conferências, debates, conversas, networking e uma reunião descentralizada do Executivo Camarário na fábrica J. Pereira Fernandes, em Pevidém.

© Rui Dias / Mais Guimarães

A segunda edição do Mês da Economia, este ano sob o lema “Motores da Nova Economia” vai acontecer ao longo do próximo mês. De 2 a 31 de outubro, haverá conferências, debates, conversas e uma reunião de Câmara descentralizada. A edição de 2024 está focada na inovação, criatividade e no papel que os diferentes agentes económicos devem assumir num mundo mais sustentável e consciente.

O arranque para o mês centrado na atividade económica é dado, no dia 2, no Teatro Jordão, pela apresentação do estudo “A economia de Guimarães: percurso, estado e destino: Preparando o futuro numa economia globalizada em transição”, do professor, da Escola de Economia da Universidade do Minho, Francisco Caballo-Cruz. Prevê-se que esta sessão seja encerrada pelo secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira. No mesmo dia, no auditório do CISAVE, é discutida a importância de digitalizar os negócios e é feita uma apresentação do projeto “Acelerar o Norte”

© CMG (2023)

O Laboratório da Paisagem vai receber, no dia 7, um “hackathon” (evento que reúne programadores, designers e outros profissionais de desenvolvimento de software, numa maratona) dedicado ao tema desafios e oportunidades da economia Net Zero. “Entendemos que os motores da economia estão nestes conceitos de Net Zero, criatividade e inovação”, afirmou o presidente da Câmara, Domingos Bragança, durante a apresentação deste ciclo. No dia 9, realiza-se uma conferência, fruto de uma parceria entre o Município e o Grupo Casais, dedicada à digitalização da indústria (manhã) e do setor da construção em particular (tarde).

Fernado Alvim é o anfitrião que vai pôr em contacto empreendedores, estudantes, empresários e investidores

A reunião de Câmara de dia 14 vai ter lugar nas instalações da empresa têxtil J. Pereira Fernandes, em Pevidém. No dia 17 de outubro, serão inaugurados dois espaços de “coworking”: um na Plataforma das Artes e outro no Avepark. Entre 21 e 25, terá lugar, pela primeira vez em Portugal, a Techstars Startup Week que reunirá mais de 40 oradores em diversas atividades orientadas para empreendedores, tendo como anfitrião Fernando Alvim. Trata-se de criar uma oportunidade para empreendedores, estudantes, empresários e investidores se reunirem e partilharem conhecimentos, experiências e inovações, ficando a conhecer de perto o ecossistema de startups da região.

Numa das últimas atividades do Mês da Economia, a 29 de outubro, as empresas vimaranenses terão oportunidade de conhecer as oportunidades de negócio que existem no mercado aeroespacial, com a iniciativa europeia, Space4Cities.

O programa completo deste ciclo de atividades pode ser consultado na página meseconomia.guimaraes.pt, onde existe também um link para inscrições. O Mês da Economia termina no dia 31 de outubro, com a Gala Guimarães Marca, no MIT Penha.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES