Município dedica o mês de outubro à Economia
A atividade económica vai estar no centro da atenção, em Guimarães, com conferências, debates, conversas, networking e uma reunião descentralizada do Executivo Camarário na fábrica J. Pereira Fernandes, em Pevidém.
A segunda edição do Mês da Economia, este ano sob o lema “Motores da Nova Economia” vai acontecer ao longo do próximo mês. De 2 a 31 de outubro, haverá conferências, debates, conversas e uma reunião de Câmara descentralizada. A edição de 2024 está focada na inovação, criatividade e no papel que os diferentes agentes económicos devem assumir num mundo mais sustentável e consciente.
O arranque para o mês centrado na atividade económica é dado, no dia 2, no Teatro Jordão, pela apresentação do estudo “A economia de Guimarães: percurso, estado e destino: Preparando o futuro numa economia globalizada em transição”, do professor, da Escola de Economia da Universidade do Minho, Francisco Caballo-Cruz. Prevê-se que esta sessão seja encerrada pelo secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira. No mesmo dia, no auditório do CISAVE, é discutida a importância de digitalizar os negócios e é feita uma apresentação do projeto “Acelerar o Norte”
O Laboratório da Paisagem vai receber, no dia 7, um “hackathon” (evento que reúne programadores, designers e outros profissionais de desenvolvimento de software, numa maratona) dedicado ao tema desafios e oportunidades da economia Net Zero. “Entendemos que os motores da economia estão nestes conceitos de Net Zero, criatividade e inovação”, afirmou o presidente da Câmara, Domingos Bragança, durante a apresentação deste ciclo. No dia 9, realiza-se uma conferência, fruto de uma parceria entre o Município e o Grupo Casais, dedicada à digitalização da indústria (manhã) e do setor da construção em particular (tarde).
Fernado Alvim é o anfitrião que vai pôr em contacto empreendedores, estudantes, empresários e investidores
A reunião de Câmara de dia 14 vai ter lugar nas instalações da empresa têxtil J. Pereira Fernandes, em Pevidém. No dia 17 de outubro, serão inaugurados dois espaços de “coworking”: um na Plataforma das Artes e outro no Avepark. Entre 21 e 25, terá lugar, pela primeira vez em Portugal, a Techstars Startup Week que reunirá mais de 40 oradores em diversas atividades orientadas para empreendedores, tendo como anfitrião Fernando Alvim. Trata-se de criar uma oportunidade para empreendedores, estudantes, empresários e investidores se reunirem e partilharem conhecimentos, experiências e inovações, ficando a conhecer de perto o ecossistema de startups da região.
Numa das últimas atividades do Mês da Economia, a 29 de outubro, as empresas vimaranenses terão oportunidade de conhecer as oportunidades de negócio que existem no mercado aeroespacial, com a iniciativa europeia, Space4Cities.
O programa completo deste ciclo de atividades pode ser consultado na página meseconomia.guimaraes.pt, onde existe também um link para inscrições. O Mês da Economia termina no dia 31 de outubro, com a Gala Guimarães Marca, no MIT Penha.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.