Município lança Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo Urbano
O Município de Guimarães publicou em Diário da República o Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo Urbano, aprovado em maio de 2024, durante uma reunião do executivo municipal.

Numa comunicação publicada pelo Município de Guimarães no site oficial, pode ler-que que este regulamento “estabelece diretrizes para a preservação e manutenção das árvores em espaço urbano, reforçando a importância da infraestrutura verde na qualidade de vida e no combate às alterações climáticas”.
Entre as principais medidas, está a criação de um inventário municipal do arvoredo urbano, que permitirá identificar e monitorizar o estado de todas as árvores em espaços públicos. Este registo será fundamental para planear intervenções, promover o crescimento saudável das árvores e garantir a sustentabilidade dos espaços verdes. O regulamento define ainda normas técnicas para a plantação e conservação das espécies arbóreas, bem como orientações para a gestão ativa da infraestrutura verde da cidade.
“As árvores desempenham um papel crucial na sustentabilidade dos ecossistemas urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, a regulação térmica, a preservação da biodiversidade e a mitigação das alterações climáticas. Retêm carbono, reduzem a poluição e promovem espaços mais saudáveis e agradáveis para a população. Por isso, o regulamento propõe metas concretas para a gestão dos espaços verdes, assegurando uma visão estratégica a médio prazo para a estrutura verde do concelho”, conclui o município.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 19, 2025
O semanário digital vimaranense. Sai às quartas-feiras!
Março 19, 2025
O Centro Juvenil de S. José comemora hoje, dia do Pai e dia de S. José, 110 anos de existência.
Março 19, 2025
Chat GRP, Polivalente e Criatura-dança são os nomes selecionados para uma das oito eliminatórias previstas para a 28ª edição do Festival Termómetro.