CarClasse
CarClasse
MUNICÍPIO QUER CURSO SUPERIOR DE DESPORTO NA UNIVERSIDADE DO MINHO

Executivo da Câmara Municipal mostra iniciativa na criação de um curso superior de desporto, no pólo de Azurém.

barra_fb

A Associação Académica da Universidade do Minho entregou, esta tarde, a candidatura às Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, à Federação Académica do Desporto Universitário.

No âmbito da conferência, o presidente da Câmara de Guimarães e o Vereador do Desporto mostraram interesse na criação de um curso superior de desporto na Universidade do Minho, no campus de Azurém. Domingos Bragança afirma que “o Estado está a trabalhar com a reitoria da Universidade do Minho, sempre que temos reuniões conjuntas apresentamos esta nossa pretensão”. Para o executivo de Guimarães, é importante que o curso seja no pólo da cidade-berço: “Temos práticas desportivas acima da média europeia e achamos que estamos preparados e merecemos uma escola para estudar desporto”. Ricardo Costa, na sua intervenção, diz que o município e que a universidade deveriam, em conjunto, abraçar o desafio. “Acho peculiar que sendo a Universidade do Minho uma das mais ativas (universidades) europeias no desporto, porque é que não temos uma escola superior de desporto em Guimarães? Acho que temos todas as condições para ter uma escola de desporto e a Universidade do Minho deveria pensar seriamente nisso”.

Nuno Reis, presidente da Associação Académica, acredita que a Universidade do Minho “tem alargado cada vez mais a sua área de ação e a associção vê sempre isso com bons olhos”. Ainda assim, Nuno Reis sublinha que uma iniciativa desta dimensão “obriga a que existam outras necessidades que, certamente, numa conjugação de vontades, entre o município, o próprio Estado e entre a universidade teriam de existir” e que o que pode dizer é que “para uma universidade que tem vindo a apostar nas atividades desportivas, ter um curso de desporto só iria acrescentar valor à associação académica e à região”.

Candidatura com responsabilidade ambiental

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários já tiveram lugar na Universidade do Minho sete anos, sendo que a última edição decorreu em 2015. Ao contrário dos anos anteriores, nesta candidatura está apenas inserido o campus de Azurém, não incluindo o campus de Gualtar, Braga. De acordo com Nuno Reis, a escolha pela candidatura do município de Guimarães deve-se à “articulação com a sustentabilidade da cidade que faz sentido e faz sentido ser feito num município que é também candidato à Capital Verde 2020”. O presidente da Associação Académica justifica que Guimarães “tem certamente as condições necessárias para acolher este evento desportivo e para nos articular em termos de sustentabilidade ambiental”. Nuno Reis assegura que nesta candidatura a associação tenciona “ter mecanismos de monotorização de consumos energéticos da pegada ecológica dos próprios campeonatos”, tendo como ideia principal reduzir o consumo de plástico, eliminando as tradicionais garrafas de água, substituindo por pontos de abastecimento de água. A candidatura conta também com uma conferência sobre a sustentabilidade no desporto, “para que este seja um evento desportivo e social, e que os atletas saiam com uma responsabilidade ambiental”.

Daniel Monteiro, presidente da FADU, recebeu a candidatura da AAUM nesta sessão pública. A cidade de Guimarães compete apenas com a capital Lisboa e os resultados são conhecidos na próxima semana. Segundo Daniel Monteiro, esta candidatura “transmite tranquilidade e confiança à federação, pelo histórico em assumir este tipo de eventos”, admitindo que “é uma candidatura com qualidade e o envolvimento de várias instituições é um ponto positivo, como a sustentabilidade ambiental que é algo muito importante para nós”.
Caso a candidatura vimaranense seja a escolhida, as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrerão em 2019, e estimam-se mais de 2500 atletas e 150 voluntários, ao longo de duas semanas.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES