CarClasse
CarClasse
Município quer instalar creche com 120 vagas no edifício do Verbo Divino

Domingos Bragança referiu também que gostaria que todo o edifício, composto por três pisos, albergasse, não só a creche, gerida por uma IPSS do concelho, como outras valências sociais, nomeadamente de apoio a idosos.

Bragança

O município de Guimarães está em negociações com os responsáveis do Verbo Divino, para o aluguer do edifício que lhes pertence e está localizado na freguesia de Azurém. Posteriormente, é intenção disponibilizar o espaço “o mais breve possível”, e que poderá ser já para este próximo ano letivo, para a instalação de uma creche com capacidade para 120 crianças.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Aos jornalistas, no final da reunião de câmara, Domingos Bragança referiu também que gostaria que todo o edifício, composto por três pisos, albergasse, não só a creche, gerida por uma IPSS do concelho, como outras valências sociais, nomeadamente de apoio a idosos.

O edil frisou que se trata de um processo que depende de vários fatores, desde logo de um acordo entre proprietários e autarquia, mas, e principalmente, das validações e autorizações necessárias que terão que ser formalizadas pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social, que permitirão o funcionamento do espaço para os fins pretendidos e que garantem a transferência, pelo Estado, das verbas necessárias para a sua gratuitidade. Também revelou que já encetou contactos com algumas IPSS que, caso se concretize o arrendamento por parte da Câmara, assumam o projeto como expansão das suas creches.

Domingos Bragança acrescentou ainda a vontade de arrendar todo o edifício para “respostas sociais inovadoras”, no âmbito de candidaturas ao Portugal 20/30, inovando no modelo de cuidados aos mais idosos, com o intuito de “fazer todos os possíveis para que, só em último caso, as pessoas tenham que abandonar as suas casas”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Hugo Ribeiro: “A maioria socialista acordou para a realidade”.

“A câmara finalmente percebeu, vamos ver se ainda em tempo útil, que é responsável em ajudar as IPSS a encontrar uma solução para este problema, problemático e gritante, da falta de vagas nas creches do concelho”, disse o vereador eleito pela coligação Juntos por Guimarães.

Hugo Ribeiro, que colocou o assunto na agenda, no período antes da ordem do dia, disse ter ficado “evidente” que trazer o assunto em reuniões passadas terá levado a câmara a encontrar soluções para este problema, para uma “questão determinante e que também é da responsabilidade do município”.

Lembrando também que, no programa da coligação Juntos por Guimarães, na campanha para as autárquicas de 2021, o problema da falta de vagas nas creches, para além de estar retratado, e apresentava “soluções e propostas”.

Hugo Ribeiro terminou a sua intervenção dizendo registar com “simpatia” a solução encontrada pelo município para o edifício do Verbo Divino, mas não se sentir “muito confortável com a perda de tempo”, acusando o executivo de “inércia em tomar decisões”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES