MUNICÍPIOS COM MELHOR PRESENÇA NA INTERNET PREMIADOS EM GUIMARÃES

O município de Vila Nova de Cerveira conquistou o primeiro lugar no ranking global do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019, cuja sessão de entrega de prémios teve lugar em Guimarães.

©  Mafalda Oliveira/ Mais Guimarães

O Centro Cultural Vila Flor foi palco da sessão pública de apresentação dos resultados nacionais, que contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

A nível global, foram também premiados os Municípios de Murça, em 2º lugar, e Cascais, na 3.ª posição. Além disso, foram distribuídos prémios pelos municípios que conquistaram bons resultados nos diferentes parâmetros definidos para a avaliação: Conteúdos, Acessibilidade Navegabilidade e Facilidade de utilização, Serviços Online e Participação.

O Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019 foi elaborado pela Universidade do Minho (UMinho) e Universidade das Nações Unidas, em conjunto com a Agência para a Modernização Administrativa.

Apesar de ter acolhido o evento, o município de Guimarães não foi distinguido pelo Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, ao contrário do sucedido em 2017. “Temos que ter também em consideração este conjunto de indicadores desenvolvido pela Universidade do Minho e pela Universidade das Nações Unidas para dar uma resposta adequada a este conjunto de exigências. Gostávamos de estar mesmo no topo, em primeiro lugar”, admitiu Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães. O autarca explicou, ainda que, “até pela proximidade da UMinho e da ONU”, a Câmara poderá “desenvolver um trabalho conjunto para obter um melhor resultado na próxima avaliação”.

No final da sessão, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, congratulou os municípios premiados, reconhecendo o seu esforço para se tornarem “mais próximos dos munícipes”.  “Parabéns aos vencedores, há aqui muita coisa com a qual nós, da administração central, podemos aprender”, afirmou.

Acerca do estudo, que há 20 anos analisa e regista a evolução da presença dos municípios portugueses na Internet,  a Ministra explicou que é “muito interessante pela combinação de três fatores: a modernização da administração pública, o papel que a tecnologia tem nessa modernização e a ligação às autarquias locais. “Este projeto existe há 20 anos, mas a minha presença serve também para assinalar essa relação simbiótica”, acrescentou a governante.

©  Mafalda Oliveira/ Mais Guimarães
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?