Mural Vespa em Creixomil vandalizado com a inscrição “Palestina Livre”
O Mural foi concebido pelo artista vimaranense Nelson Xize para o European Vespa Day, evento que decorreu de 30 de junho a 03 de julho de 2022 na cidade berço, e juntou 4.000 veículos da mítica marca e mais de 10.000 participantes e visitantes. O Mural foi vandalizado com a inscrição de "Palestina Livre".

“É com profunda indignação que repudiamos o ato de vandalismo cometido contra o mural Vespa”, escreve a direção do Vespa Clube de Guimarães.
Esta obra, “fruto do talento e do esforço coletivo, representava não apenas um marco artístico, mas também um símbolo de identidade e memória para a comunidade. A pichagem deste mural não é apenas um ataque à arte, mas também uma afronta ao bem público e à cultura. O respeito pelo espaço comum é um princípio básico de uma sociedade civilizada, e não podemos aceitar que atos de vandalismo sejam normalizados”, pode ler-se na publicação da associação nas suas redes sociais.
A direção do Clube Vespa de Guimarães vai mais longe, e acrescenta que “Independentemente da intenção ou da mensagem por trás da destruição, a estupidez humana e o desrespeito não têm lugar numa comunidade que valoriza a arte, a história e a convivência pacífica. Vamos solicitar que as autoridades competentes tomem medidas para identificar os responsáveis e reforçar a proteção do património artístico da nossa cidade”.
No entanto, diz que não se deixará abalar por este “ato lamentável. Em breve, iremos repor a beleza do mural, restaurando a obra e garantindo que o espaço volte a refletir o talento e o espírito de união que sempre caracterizaram Guimarães. Guimarães é uma terra de cultura, de história e de respeito – e não de vandalismo”.
Ao Mais Guimarães, a direção do clube aponta também para atos de vandalismo no último ano no “Jardim da Vespa”, localizado junto ao Mercado Municipal.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
Já o autor do Mural da Vespa, Nelson Xize, diz estar “Totalmente indignado e revoltado pelo tamanha burrice e falta de respeito que reina na nossa sociedade. Quem fez isto, não merece de todo o ar que respira…uma mistura de dor de cotovelo com pura ignorância e falta de valores. É isto que temos…”
O Mural, pintado no viaduto de acesso à zona do Multiusos de Guimarães e Cidade Desportiva, foi uma iniciativa do Clube Vespa de Guimarães, e teve o apoio do Municipio de Guimarães e da Junta Freguesia de Creixomil.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
O Teatro Jordão serviu de palco para as comemorações dos 51 anos da Revolução dos Cravos. O grupo B-Jazz Choir interpretou o Hino de Guimarães, Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, e o Hino de Portugal.
Abril 25, 2025
Luís Manuel Coutinho nasceu em Guimarães, em 1970. Fez a licenciatura e o mestrado em Arqueologia pela UMinho, onde trabalha agora como técnico da Unidade de Arqueologia (UAUM). Venceu Prémio Eduardo da Cunha Serrão com estudo sobre arte rupestre no Alto Minho
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.