CarClasse
CarClasse
Museu de Alberto Sampaio promove curso sobre a História do Mobiliário em Portugal

O Museu de Alberto Sampaio e a sua Associação de Amigos promovem, no próximo mês de março, um curso sobre a história do mobiliário em Portugal, da responsabilidade de Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.

museu-de-alberto-sampaio-Barra-+G-10-anos

O Museu de Alberto Sampaio e a sua Associação de Amigos promovem, no próximo mês de março, um curso sobre a história do mobiliário em Portugal, da responsabilidade de Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.

© Direitos Reservados

O curso, intitulado “História do Mobiliário em Portugal: materiais, correntes e influências (séculos XV a XX)”, propõe um percurso pela evolução cronológica do mobiliário através dos tempos e das correntes estéticas, assim como das influências que gerou, seja na Ásia ou no Brasil.

O mobiliário português absorveu, desde o final da Idade Média, as influências internacionais e ganhou diversas especificidades, transformando-se numa das artes decorativas mais relevantes, tanto em termos artísticos como funcionais, nos espectros civil e religioso.

Durante o curso, serão também analisados os materiais utilizados na estrutura dos móveis e abordados os complementos decorativos, as funcionalidades e alguns problemas de datação.

As sessões serão presenciais e realizam-se às quintas-feiras, entre as 18h00 e as 19h30, entre os dias 2 e 30 de março.

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa é professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde é diretor do CIONP – Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP). Preside ao Conselho Científico da Escola das Artes (entre 2011-2013 e desde 2017), sendo coordenador científico da licenciatura em Arte – Conservação e Restauro, do mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais e do doutoramento em Estudos do Património. Doutor (2002) e Agregado (2006) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu a sua dissertação de mestrado (1997). Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001).

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES