MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO ÓRGÃO DA IGREJA DA OLIVEIRA

O órgão ibérico da igreja de Nossa Senhora da Oliveira, no centro histórico de Guimarães, vai ser tocado de uma forma como nunca antes se ouviu. Os músicos Sérgio Bastos e Pedro Augusto compuseram uma nova peça erudita que usa todas as características daquele instrumento histórico para criar música contemporânea. O concerto está marcado para o próximo sábado, 29 de Dezembro, às 21h30.

Sérgio Bastos e Pedro Augusto estiveram, no início do mês, em residência artística em Guimarães, a convite da Capivara Azul – Associação Cultural. O processo de criação permitiu explorar o instrumento do século XIX, que foi reabilitado em 2013. “Música Mágica” é uma peça inteiramente nova, desvinculada da tradição litúrgica no uso deste instrumento, mas enraizada noutro tipo de preocupações, que se relacionam com, por exemplo, a ativação acústica e a relação com a arquitetura envolvente.

O projeto foi concebido tendo como ponto central o órgão ibérico da Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, tendo em conta as características do instrumento, da arquitetura da igreja e em estreita articulação com Guimarães e o seu território. A direção musical está a cargo de Sérgio Bastos e Pedro Augusto.

O espetáculo agendado para as 21h30, na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, tem entrada livre. Integra o programa de “Guimarães, Cidade Natal”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com as instituições locais, para celebrar a quadra festiva do final do ano.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?