Nacional de Corta Mato Longo animou Guimarães e selecionou atletas para o Europeu

O Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo realizou-se domingo, dia 24, em Guimarães, a partir das Pistas Gémeos Castro.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Em Masculinos, o pódio foi preenchido por Miguel Moreira (SLB), André Pereira (SLB) e Rúben Amaral (SCP). Em Femininos, no campeonato individual venceu Mariana Machado, atleta do Braga, sendo que, do mesmo clube, Laura Taborda ficou na segunda posição e Vanessa na terceira.

No Coletivo, o Benfica venceu em Masculinos e o Braga em Femininos. Nota para o Vitória de Guimarães que alcançou um nono lugar.

Domingos Castro, recém-eleito presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, falou da satisfação ao ver realizada, na sua terra natal, esta importante prova na seleção dos melhores para o Campeonato da Europa, na Turquia, em dezembro.

“Tem um significado imenso, estamos na minha cidade, numa pista que nos homenageou, o primeiro evento na minha era, como presidente da Federação e logo a prova mais importante”, disse, ao Mais Guimarães, realçando a boa organização da prova, apesar dos contratempos provocados pelo mau tempo de madrugada, e deixando agradecimentos. “Agradeço a Guimarães, às pessoas, uma palavra à Câmara e ao senhor presidente por nos ter proporcionado organizar aqui este grande evento”.

A partir deste evento desportivo, ficam selecionados os atletas para o europeu, e “esta juventude está feliz”: “Mudámos os critérios, as nossas seleções vão completas e notámos uma motivação muito grande neles, esperando que tenham uma grande prestação”.

Domingos Castro insiste que o grande objetivo é proporcionar condições para a prática desta modalidade: “Queremos que os atletas tragam muita mais gente para o atletismo, e posso garantir que, da parte da Federação, podem contar connosco porque estamos atentos, mesmo na parte mais difícil que é a transição para os seniores”.

Certo, garantiu, é que Guimarães “pode esperar mais grandes provas”. “Esta pista vai ter um piso novo, a Câmara vai investir cerca de 500 mil euros, já a pensar no futuro e deixo um apelo aos vimaranenses para que pratiquem a modalidade”, concluiu o presidente da Federação.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Aurora Cunha apelou ao Estado para um maior apoio ao Desporto Escolar

As vimaranenses Dulce Félix e Aurora Cunha são referências para os atletas da modalidade, pelas inúmeras medalhas e campeonatos que somam nos seus palmarés. Domingo foram distinguidas pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Câmara de Guimarães.

Quem conhece bem a realidade das modalidades Portugal sabe que nunca é demais apelar a uma maior aposta nas mesmas. Ao Mais Guimarães, Aurora Cunha reforçou isso mesmo. “Seria bom ver, cada vez mais, um bom acompanhamento técnico, os clubes têm de investir na modalidade, sem isso, vai ser difícil captar talentos como na nossa época”. Além disso, continuou: “O Desporto Escolar tem de ter um maior apoio do Estado, uma maior capacidade de captar novos talentos, só assim conseguimos ter campeões no futuro. Com as novas cotas da Federação Internacional, daqui a quatro anos, podemos não ter atletas nos Jogos Olímpicos”.

Olhando para as condições atuais que Guimarães oferece para a prática da modalidade, Aurora Cunha recordou o passado. “Não havia esta pista nem este belo parque para se poder treinar. “Guimarães é uma cidade que deu tudo para que os atletas tenham condições de treino. Tenho pena de não vir treinar cá, porque estou a viver na Póvoa de Varzim”.

A animação do recinto desportivo esteve a cargo do Grupo de Bombos da Cercigui.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES