“Não à mina, sim à vida”: Movimento Seixoso Vieiros, Lítio Não! promove manifestação
O movimento, em nota enviada às redações, apela ao apoio das câmaras municipais e juntas de freguesia dos concelhos afetados, para estarem “ao lado das suas populações, participando nesta manifestação”.

Lítio-barra
No próximo sábado, 18 de fevereiro, pelas 15h00, na cidade da Lixa, o Movimento Seixoso Vieiros, Lítio Não! pretende realizar uma manifestação contra a inclusão da zona Seixoso Vieiros no concurso para prospeção e pesquisa de lítio.

Com esse objetivo, o movimento, em nota enviada às redações, apela ao apoio das câmaras municipais e juntas de freguesia dos concelhos afetados, para estarem “ao lado das suas populações, participando nesta manifestação”.
A zona Seixoso Vieiros abrange áreas nos concelhos de Felgueiras, Fafe, Amarante, Mondim de Basto e Celorico de Basto, e também Guimarães, em parte da freguesia de Serzedo.
Segundo o movimento, as populações desta zona estão “seriamente preocupadas com os impactes que a prospeção e pesquisa de lítio possam causar e com a possibilidade da posterior exploração de lítio e outros minerais de valor, atendendo a que a zona a concurso é densamente povoada”.
Acrescentam que, o Monte do Seixoso e as serras abrangidas “podem estar sujeitas a riscos, existindo atividades económicas que podem ser negativamente afetadas pela atividade extractivista prevista”.
Assim, esta manifestação pretende ser um alerta para os “riscos eminentes e uma tentativa para impedir que a zona de Seixoso Vieiros vá a concurso”.
A manifestação está agendada para as 15h00 de sábado, dia 18, com concentração na praça Dr. José Joaquim Coimbra, no centro da Lixa.





