
por Manuela Sofia Ferreira
Economista
Uma das tradições comerciais importadas desta altura do ano é a famosa Black Friday que acontece dia 24 de novembro, em que a maioria das lojas promove descontos imperdíveis nos seus artigos de forma a provocar o impulso do consumo instantâneo. Compre agora que e pense depois!
Mas serão que todos os artigos são, de fato, mais baratos? Serão esses artigos excelentes negócios para os consumidores?
A resposta é dúbia! Talvez sejam feitos bons negócios, mas também existem riscos de fraude e endividamento.
O segredo para ter sucesso na Black Friday e não se deixar enganar pelos valores incríveis das percentagens de desconto, está na forma de como foram planeadas essas possíveis compras.
Em primeiro lugar considere sempre qual o valor do artigo em questão antes e no dia da Black Friday. Confirme se realmente o preço é inferior nesse dia e se o desconto está bem aplicado. Existem casos detetados em que os valores dos artigos subiam estrategicamente nesse dia para que o valor final com os descontos aplicados fosse o mesmo valor do artigo em dias normais. Atenção!
O segundo ponto a considerar é como vai pagar? A pronto? A prestação? Ou cartão de crédito?
O ideal é sempre pagar a pronto, assim fica com o poder nas mãos de negociar o valor do bem, sim, devemos sempre negociar o valor do artigo que vamos comprar independentemente de ele estar em promoção ou não. Dinheiro disponível na mão dá esse poder e também evita um dos maiores vilões dos orçamentos, os JUROS.
Mas caso opte por pagamentos prestacionais tenha em consideração se consegue suportar o montante definido ou se eles englobam juros e quais as taxas associadas.
Usar o cartão de crédito não é errado e até pode compensar, desde que o capital utlizado seja pago na sua totalidade. Mas se utilizar o cartão de crédito e resolver pagar o montante em prestações, alerto que as taxas de juro associadas aos empréstimos de cartões de crédito serem demasiado elevadas que por si só já não justificam a oportunidade da compra.
Lembre-se, não sacrifique o orçamento da sua família por causa de desejos instantâneos. Defina a estratégia das suas compras com antecedência e programe-se.
Fique atento e bons negócios!