Não nos cortem o pensamento

Por Eliseu Sampaio.

A ASMAV – Associação Artística Vimaranense organiza, dias 09 e 10 de outubro próximos, um conjunto de conferências/debates denominado por “Democracia, Cidades, Desenvolvimento”.

No período de marasmo que atravessamos, provocado por uma pandemia aglutinadora de todas as atenções, esta é uma iniciativa louvável que merece ser destacada. Pelo arrojo, e pela qualidade das discussões que se preveem. Os louros recarem sobre Francisco Teixeira, um pensador vimaranense e conhecido amante de troca de argumentos nivelados por cima.

O cartaz promete: É de qualidade inquestionável e plural.

A abrir teremos um painel composto por Ricardo Costa, vereador na Câmara Municipal de Guimarães com várias responsabilidades, destacando-se as do Desenvolvimento Económico e Finanças, e Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do Partido Socialista. Nesse primeiro momento, na sexta-feira, dia 09, vai discutir-se o “Portugal: Crise, Superação, Igualdade”.

No sábado os trabalhos arrancam com “As Cidades e a Democracia”, e a participação de Bruno Fernandes, presidente da concelhia de Guimarães do PSD, Jorge Costa, do secretariado do PS de Famalicão, e Mariana Silva, deputada à Assembleia da República pelo partido ecologista “Os Verdes”.

“Partidos Políticos e Democracia” terá como palestrantes Francisco Teixeira, professor, Orlando Coutinho, ex. presidente do CDS-PP de Guimarães, e Pedro Rodrigues, deputado do PSD.

Segue-se um momento dedicado à discussão cultural, com César Machado, presidente da Associação Convívio, Fátima Alçada, diretora artística da Oficina, e Sónia Ribeiro, deputada municipal do Bloco de Esquerda.

A fechar o ciclo, Francisco Teixeira estará à conversa com Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social.

Dois dias para voltarmos a pensar, para regarmos o pensamento, para tentarmos perceber melhor o presente e que perigos e oportunidades o futuro rapidamente nos colocará.

As conferências/debates decorrerão na Sede da ASMAV, na Rua Gil Vicente em Guimarães, espaço que poderá receber até 60 pessoas, para ocuparem cerca de 1/3 do espaço, e serão transmitidas online, na página do Facebook da Associação e também no Mais Guimarães.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?