Nave do Multiusos adota nome de António Magalhães

“A história de 25 anos da Tempo Livre confunde-se com a marca singular que António Magalhães imprimiu ao setor do desporto em Guimarães. E a Tempo Livre, sob a sua liderança, quer como presidente da câmara, quer como seu presidente da direção, fez jus a esse manifesto de esperança e confiança elevando o desporto em Guimarães a altos patamares, reconhecidos a nível nacional e internacional”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Assim, em homenagem e como “tributo da herança e da marca indelével dos seus mandatos políticos”, a Tempo Livre e a Câmara Municipal atribuíram, a partir de 02 de março, a designação de nave António Magalhães àquele espaço do Multiusos de Guimarães.

Foi desta forma que Amadeu Portilha, presidente da direção da Tempo Livre, entregou a distinção a António Magalhães, o ex. presidente da câmara municipal que vê perpetuado o seu nome no edifício construído no período em que exerceu funções de liderança no município.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Amadeu Portilha, na sua intervenção, destacou também a presença de António Castro, como um “homem que marcou Guimarães, no recato e na descrição do seu gabinete. Hoje se estamos aqui, se temos uma cidade desportiva, muito se deve também a António Castro e à equipa que tornou possível o surgimento da Tempo Livre há 25 anos”, disse.

António Magalhães: “Foi um trabalho conjunto”.

António Magalhães considerou que a criação da Tempo Livre, a comemorar 25 anos de atividade em 2024, surgiu de um “trabalho conjunto, não dependendo de apenas uma pessoa” e destacou aqueles que na altura tiveram um “papel importante”, como António Guterres, “o homem que me deu o empurrão final para nós termos aqui o Multiusos”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Descatou também Domingos Bragança, o “homem do dinheiro” na altura, com a função de vereador das finanças do município, e Alberto Oliveira. “Fomos trabalhando muito, sujeitos a algumas coisas desagradáveis, mas fomos levando a água ao moinho. Éramos resistentes”, disse António Magalhães.

O ex. presidente da Câmara Municipal vincou ainda o trabalho e “empenhamento permanente” de Amadeu Portilha, considerando-o responsável pela dinamização desportiva e também cultural imprimida pela Tempo Livre.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

“Marca indelével na dimensão desportiva e cultural” de Guimarães

Domingos Bragança, o atual presidente da câmara, considerou a homenagem como “justíssima, merecidíssima” devido à “marca indelével na dimensão desportiva e cultural” que António Magalhães deixou durante os seus mandatos, os 24 que esteve na presidência da câmara municipal, que “os vimaranenses e também no país reconhecem”, disse.
“Guimarães está grato, eu sinto isso”, acrescentou o edil, pela “obra que realizou e a vida inteira que dedicou à política e à comunidade vimaranense”.

Recorde-se que a distinção foi aprovada na última reunião de câmara com aprovação de todos os vereadores.

Na altura, Ricardo Araújo, vereador da oposição eleito pela coligação “Juntos por Guimarães”, referiu que “independentemente das divergências politicas que tivemos e temos, a condição de presidente da Câmara Municipal de Guimarães que deixou inegavelmente foi uma obra assinalável em Guimarães e merece o destaque e a devida homenagem.”

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

O social-democrata acrescentou que é preciso “dignificar aqueles que dedicaram parte substancial da sua vida à causa pública como o António Magalhães. Marca o nosso respeito, valorização e homenagem.”

Na cerimónia, foi também apresentado o livro “Desporto Juvenil – Contributos da Psicologia para o Desenvolvimento dos Atletas”, de A. Rui Gomes, e Amadeu Portilha apresentou o Plano Estratégico 2024-2027 da Tempo Livre.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES