Nem só o Homem é capaz de amar

Por Eliseu Sampaio.

Eliseu sampaio

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesTínhamos como certo que só ao Homem era permitido amar. Que o amor era, de tão sublime, apenas acessível a animais bípedes e pensantes, a sua complexidade o tornava impraticável a todos os outros.

Medindo o valor de alguém, imaginando que esse fosse um exercício possível, pela sua capacidade de amar e respeitar o outro, certamente incluiríamos agora seres de outras espécies na nossa equação.

Agora, que vemos muitos dos animais com que nos relacionamos, com que nos cruzamos ou cujas histórias conhecemos, com outros olhos, verificamos que possuem, e também demonstram amiúde que são capazes de experimentar o afeto e amar. E fazem-no com uma força semelhante à dos humanos, e tantas vezes mais forte.

Em termos comportamentais, estando atentos, encontraremos nos animais evidências maravilhosas de situações que implicam cuidado, empatia e até mesmo luto pelos seres que mais amam, pelos da mesma espécie ou de outras.

Nesta edição da Mais Guimarães, a revista da cidade-berço, falamos de animais, da relação dos animais connosco e do quanto são especiais e imprescindíveis na vida de quem deles cuida. E de quem eles cuidam também.
Porque amar exige isso, reciprocidade, e perceber da arte de cuidar do outro, naturalmente.

Falamos nestas páginas dos animais, seres que se transformam tantas vezes nos melhores amigos, na companhia certa mesmo quando toda a outra falha, nos parceiros para a vida. E são família, e tudo o quanto isso significa.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES