Nível máximo na formação é “confirmação do trabalho que desenvolvemos” diz presidente do Xico
O Xico Andebol foi reconhecido como entidade formadora de nível máximo no masculino e feminino, com os dois géneros a atingirem o nível 3. Para o presidente do clube, Mauro Fernandes, a distinção é a "confirmação do trabalho que desenvolvemos. O reconhecimento é fruto de muito trabalho".
Depois de atingir o nível 3 no masculino e o nível 2 no feminino na temporada anterior, a formação do Xico Andebol foi distinguida com nível máximo nos dois géneros. Com o reconhecimento, o clube vimaranense é o único certificado da Associação de Andebol de Braga e um dos quatro a nível nacional com nota máxima.
Para o dirigente, os prémios “validam a qualidade da nossa formação e os processos que desenvolvemos nos vários serviços”. Mauro Fernandes considera importante o Xico Andebol estar entre os “quatro clubes que contribuem para a formação de atletas de excelência e que conseguem ter conotação máxima no andebol masculino e feminino. Isto é um indicador da exigência do trabalho que é preciso”, acrescenta.
Mas a chegada ao nível máximo não é motivo de relaxamento para os profissionais do clube. Mauro Fernandes pretende “melhorar e perceber em que não tivemos tão bem. Isto não é motivo para descansarmos e ver o que ainda falta fazer”.
Depois do andebol feminino no Xico Andebol ter sofrido uma reformulação em 2019, a formação nas atletas foi reconhecida com três estrelas. Com uma evolução “em muitos poucos anos”, Mauro Fernandes destaca “o sabor especial, porque no ano passado foi atingido o nível 2, o que significa que há um aumento do número de atletas e um melhoramento dos processos de trabalhos.”
Todavia, o dirigente considera que “o Xico Andebol não é valorizado a não ser por uma comunidade do clube abrangente no que diz respeito ao reconhecimento institucional.”
Para Mauro Fernandes, o apoio deve passar por “questões financeiras. Estes processos têm custos e é preciso mantê-los. Não podemos atingir a excelência e deixá-la cair por falta de recursos”, remata o presidente.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 15, 2024
A formação dos estudantes perdeu por 39-28 no pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Setembro 15, 2024
Conquistadoras bateram a formação axadrezada por 0-7 no primeiro duelo.
Setembro 15, 2024
Conquistadores querem manter o bom momento de forma diante dos arsenalistas. O duelo joga-se este domingo.