No berço há uma Norma de bem comer

O Norma chegou a Guimarães no início do ano, mas nasceu para crescer e conquistar, através da criatividade do chefe Hugo Alves, de 29 anos, eleito cozinheiro do ano de 2021, na mais antiga competição de cozinha realizada em Portugal.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

“Guimarães tem muito potencial. Identifiquei-me com o projeto e precisava de alguém que me desse liberdade criativa. Felizmente, as minhas ideias foram ao encontro das pretensões do João Pedro e do José Luís”, explicou o jovem chefe, reservado quando pedimos sugestões. “Para um chefe é sempre difícil eleger um prato. As nossas entradas, por exemplo, são muito de partilha. E isso também traz diversão. As pessoas saem de barriga e coração cheio. E têm voltado, o que nos leva a crer que gostaram”, sorriu. No Norma, a paixão pelos detalhes não está apenas na comida. “O espaço e a decoração também ajudam. É brilhante e minimalista. É um espaço com boa comida em que as pessoas sentem o conforto de casa”, acrescentou o Chefe Hugo Alves.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

O novo espaço de restauração, situado no coração da cidade, precisamente na Rua Dr. José Sampaio, combina num só local elegância, simpatia, diversão e boa comida. João Pedro, um dos proprietários do espaço, também possuidor de um terraço convidativo para uma refeição ou um cocktail, explicou ao Mais Guimarães a génese do nome Norma. “Uma casa só faz sentido quando a pessoa gosta e volta ao sítio onde foi feliz. E como é norma da casa ter um espaço e um menu que cative as pessoas a voltarem, surgiu o nome Norma”, explicou.

O conceito do restaurante é simples. “É um restaurante de partilha e de comida tradicional, mas com uma reviravolta moderna com as técnicas do Chefe. Não queremos que as pessoas pensem que estão num espaço chique, mas sim que estão num espaço onde se podem divertir, comer uma boa comida, ou usufruir de um bom cocktail. É um espaço para estar relaxado, onde se pode rir e falar alto, se for esse o caso. É um espaço minimalista, que pretende cativar as pessoas com os sabores. A nossa carta tem muito sabor de comida tradicional, mas com técnicas vanguardistas que só se podem ver em restaurantes com estrelas Michelin”, explicou.

A carta de vinhos, não menos importante que a comida, foi pensada pela Wine Me Up, cujo sommelier principal da empresa também ganhou na categoria sommelier do ano. Uma carta variada e com quatro a cinco vinhos de referência por cada região. O Norma também tem menus executivos e abertura para jantares de grupo, embora o espaço interior seja para 29 pessoas. A esplanada, quando o tempo for propício, promete fazer a diferença, bem como alguns espetáculos de música ao vivo.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?