No Hospital de Guimarães, um parto são duas vidas

Projeto intitulado de "Uma Árvore por Cada Vida - Criar Raízes Por Um Mundo Melhor".

hospital-bebé-barra_fb

“Uma Árvore por Cada Vida – Criar Raízes Por Um Mundo Melhor” é o mote do novo projeto do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG) apresentado esta segunda-feira, dia 21 de março, data em que se assinalou o Dia Mundial da Árvore.

Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

O projeto consiste em oferecer uma árvore, na forma de voucher a ser levantado no horto de Guimarães, a cada bebé nascido na maternidade do HSOG, para que os pais a plantem em terreno próprio ou de família, ou na ausência deste, em local público a designar, aliando “o gesto simbólico a um objetivo ambiental”.

A ideia nasceu em 2019, pela enfermeira Olga Castro, e foi inspirada numa experiência pessoal e familiar. “Pela altura do nascimento dos meus filhos eu decidi plantar uma árvore para comemorar o momento, mas também para que desde cedo os meus filhos crescessem com uma ligação e afinidade à natureza e com o meio ambiente”, começou por explicar a profissional de saúde.

Desta forma, “antevendo um objetivo comum a todos, com ganhos para todos em geral”, a iniciativa surge com a “convicção de que estamos todos a contribuir para um ambiente melhor e mais sustentável”.

Com “alguma emoção à mistura”, o projeto aliou “ao ato simbólico de plantar uma árvore também um objetivo ambiental, quase como uma aliança da vida com a vida, um pacto do nascimento de um bebé com a mãe natureza” com a perspetiva “de continuidade de gerações e renovação”, acrescentou a impulsionadora do projeto.

©  Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Depois da “excelente recetividade” do projeto por parte da Câmara Municipal e do Laboratório da Paisagem, foi através de uma parceria com a Resinorte que foi desbloqueado o financiamento necessário para que o projeto arrancasse, e com a garantia de continuidade.

Salientando o papel dos enfermeiros “como cuidadores do mundo e não só das pessoas”, Adelina Paula Pinto, presidente do Laboratório da Paisagem e vice-presidente da Câmara Municipal, revelou que a celebração do nascimento em Guimarães sempre foi um tema que mereceu reflexão ao longo dos últimos tempos na câmara. “Celebrar o nascimento com a árvore, com o ambiente, com o cuidar do planeta é, efetivamente, juntar o útil ao agradável”, finalizou.

©  Direitos Reservados

Considerando o número de nascimentos dos últimos anos na maternidade do hospital Senhora da Oliveira, que ronda os dois mil partos anuais, até ao final de 2022, a expectativa é que ainda venham a ser plantadas, ao abrigo desta iniciativa, cerca de mil e quinhentas árvores.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES