fbpx

“Nós vamos por si”. Junta de Caldelas cria medidas de apoio social

“A situação que vivemos exige uma resposta da Junta de Freguesia e da comunidade”, descreve o presidente da Junta de Caldelas, Luís Soares.

A Junta de Freguesia de Caldelas irá disponibilizar aos cidadãos da Vila das Taipas três medidas sociais com o objetivo de apoiar idosos, grupos de risco e pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Nas redes sociais, a autarquia local revela que irá lançar o programa “Nós Vamos Por Si”, e reforçar as medidas “Fundo de Socorro e Emergência Social” e “Cabazes Alimentares”.

Segundo a mesma autarquia, o Programa “Nós vamos por si” assenta num apoio social com base no voluntariado que pretende ajudar a evitar as deslocações dos mais idosos, pessoas pertencentes a grupo de risco ou pessoas com dificuldade de locomoção, evitando deslocações. Os serviços da Junta de Freguesia, em parceria com o Agrupamento de Escuteiros das Taipas e um grupo de voluntários, intermediarão a entrega no domicílio dos bens de primeira necessidade, medicamentos e intermediarão ainda o pagamento de faturas de cidadãos sem retaguarda familiar que não podem sair de casa.

Foi também reforçada a rúbrica do Orçamento da Freguesia para o Fundo de Socorro e Emergência Social e para a atribuição de Cabazes Alimentares. São duas respostas que permitem a atribuição de um apoio pecuniário para famílias, em situação emergente de vulnerabilidade económica, para pagamento de despesas essenciais ou para suprir carência alimentar.

Na nota inclui-se ainda uma declaração deixada pelo presidente da Junta de Freguesia, Luís Soares, que explica que “os meios de que a Junta de Freguesia dispõe são limitados e por isso devem ser utilizados apenas por aqueles que realmente necessitam”. No entanto explica que “a situação que vivemos exige uma resposta da Junta de Freguesia e da comunidade. Mobilizamos os recursos financeiros disponíveis para ajudar as pessoas e agradecemos aos voluntários, que contactamos e que ajudarão na entrega dos bens”.

O programa iniciou-se esta quinta-feira (19 de março) e todos os interessados deverão contactar os serviços da Junta de Freguesia para verificarem se reúnem os requisitos de participação e procurar o apoio que necessitam.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

SUBSCRIÇÃO GRÁTIS

RECEBA O JORNAL MAIS GUIMARÃES

NO SEU EMAIL

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?