Nova Creche do Centro Social de Brito inaugurada para dar resposta a 82 famílias
Foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 07, a nova creche do Centro Social de Brito, que nasce na antiga Escola da Ribeira, requalificada e adaptada para receber mais 82 crianças até aos três anos de idade.
Uma resposta há muito aguardada e que foi possível graças à cedência do edifício à instituição, por parte da Câmara Municipal de Guimarães e da Junta de Freguesia de Brito, entidades que apoiaram a requalificação do espaço.
A cerimónia aconteceu no espaço de recreio, onde marcaram presença os colaboradores do Centro Social, convidados e entidades oficiais. José Dias, presidente da instituição não hesitou, perante a presença de dois deputados da Assembleia da República, Ricardo Costa e Ricardo Araújo, do PS e do PSD, respetivamente, em endereçar um recado ao Governo: “Entreguem-nos a responsabilidade de fazer, mas com verbas para tal, porque aqui está a prova que fazemos bem. Em boa hora aceitei o desafio que me foi lançado pelo dr. Domingos Bragança, desafiou-me a avançar. Está feito, foi uma obra rápida e difícil, financeiramente foi um esforço e as coisas estão agora a compor-se”. Agradeceu a todos os que estiveram ao lado do Centro Social para a execução desta obra importante para as famílias.
O presidente da Câmara de Guimarães não poupou elogios a José Dias e à equipa que o acompanha, destacando o importante papel desta nova valência, no que toca à resposta adicional que será dada às famílias. No que toca a apoios estatais, referiu que Guimarães acaba por ter mais dificuldades no acesso, por ser um concelho com um nível de desenvolvimento nessa área, acima de outros concelhos menos preparados em termos de infraestrutura e, como tal, com necessidades mais prementes.
“Quando apresentávamos esta situação ao Governo, era-nos dito que Guimarães estava acima da média nacional. Contudo, havia uma lacuna de 40% na cobertura, o que é muito significativo”, explicou. O autarca elogiou ainda a medida do Governo que introduziu a gratuitidade no acesso às creches, reconhecendo “o impacto positivo que gerou ao incentivar as IPSS e entidades públicas a aumentarem a oferta de vagas”. “Nos últimos dois anos, conseguimos criar entre 600 e 700 novas vagas, e nos próximos anos, com as candidaturas PRR das IPSS aprovadas, ultrapassaremos as mil novas vagas”, afirmou.
Fátima Saldanha, presidente da Junta de Freguesia de Brito voltou a uma casa que foi sua escola na infância, assim como dos filhos. “Daí que tem um significado especial estar aqui, a inaugurar a nova creche, muito importante para as nossas gentes, que precisam deixar os filhos para irem trabalhar, para conseguirem manter os empregos”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
Tiago Freitas subiu ao pódio na São Silvestre da Trofa e Catarina Borges conquistou a vitória na categoria Sub-23 feminino da Corrida de Ano Novo em Esposende.
Janeiro 17, 2025
Com o mesmo lema, "Venha quem vier, o Carnaval é em Pevidém", foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, o programa deste evento que é já marca da vila.
Janeiro 17, 2025
Guimarães investe em duas empreitadas de beneficiação de pavimentos em importantes arruamentos do concelho, com o objetivo de "melhorar as condições de circulação, garantindo maior segurança e qualidade na mobilidade rodoviária", nomedamente em Selho S. Lourenço, S. Torcato e Selho S. Jorge.