Nova creche em Sande S. Martinho foi inaugurada criando 46 vagas
O investimento de 400 mil euros, assegurado pela própria instituição com apoio da Câmara Municipal, permitiu criar três novas salas de berçário e 46 vagas adicionais, reforçando a capacidade de resposta às famílias da freguesia e do concelho.

© CMG
A nova creche do Centro Social e Paroquial de Sande S. Martinho foi inaugurada esta manhã de sábado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, do vereador da Ação Social, Eduardo Leite, do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, João Ferreira, do Presidente da Junta de Freguesia, José Miguel Bessa, e do Padre Abel Faria.
Na cerimónia, Ricardo Araújo sublinhou que Guimarães só será um concelho de futuro se for mais amigo das famílias. “Não podemos estar conformados enquanto as nossas famílias viverem na incerteza de onde deixar os filhos”, afirmou, reiterando o compromisso do município em apoiar ativamente as instituições sociais e em tornar Guimarães um território onde os jovens queiram viver, trabalhar, estudar e constituir família.
O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, presidiu à bênção do novo equipamento e destacou o simbolismo da inauguração próxima das celebrações de São Martinho, sublinhando que a creche representa “uma marca de esperança para as crianças e famílias”.
O Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, João Ferreira, elogiou o projeto como “um compromisso profundo com as famílias”, enquanto o Presidente da Junta de Freguesia, José Miguel Bessa, destacou a qualidade da infraestrutura e dos recursos humanos envolvidos.
O Padre Abel Faria encerrou a cerimónia lembrando que a obra também simboliza a necessidade de “humanizar a lei” e reforçar a proximidade da comunidade.





