Nova Escola de Infantes e Cadetes reforça futuro dos Bombeiros de Guimarães

O arranque oficial contou com a presença dos novos elementos e das suas famílias, assinalando o início de uma iniciativa que pretende garantir a continuidade geracional e o fortalecimento do espírito de missão dentro da corporação.

© BVG

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) deram início à sua Escola de Infantes e Cadetes, um novo projeto formativo que recebeu já as primeiras 19 crianças e jovens, entre os 10 e os 16 anos, num momento simbólico realizado no Salão Nobre do Quartel.

“Este é um novo projeto que muito nos orgulha. Demonstra a adesão dos mais novos à nossa instituição e à nobre missão de servir, sendo de extrema relevância para a continuidade geracional, o despertar de vocações e o fortalecimento do sentimento de pertença”, destacou João Pedro Castro, presidente dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

O dirigente aproveitou também para agradecer à equipa responsável pela implementação da Escola, sublinhando que esta permitirá «a integração progressiva dos mais jovens nas dinâmicas da associação» e reforçará o futuro da corporação com «elementos motivados e formados desde tenra idade nos valores que regem a nossa missão».

A criação da Escola de Infantes e Cadetes surgiu de forma natural, como resposta ao crescente interesse das famílias e das crianças nas atividades dirigidas aos chamados “bombeirinhos”. Segundo o comandante Luís Andrade, esta nova estrutura “reforça a pertinência de criar uma base estável e organizada, capaz de canalizar esta motivação e transformá-la num verdadeiro percurso de aprendizagem e crescimento”.

O responsável considera que o projeto representa «um passo fundamental no fortalecimento do envolvimento cívico e comunitário das novas gerações», contribuindo para formar jovens conscientes, responsáveis e comprometidos com os valores da cidadania, solidariedade e serviço à comunidade. A Escola de Infantes e Cadetes desenvolverá um calendário próprio de atividades ao longo do ano letivo 2025/2026, incluindo ações formativas, práticas e lúdicas, orientadas por um corpo técnico qualificado. O objetivo é promover competências pessoais, sociais e técnicas, aliando a disciplina e o respeito ao espírito de entreajuda e liderança.

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